Brício Araújo desafia PS, JPP e Chega a pedirem desculpa por terem derrubado o Governo
O deputado Brício Araújo (PSD) desafiou, esta tarde, as bancadas do PS, JPP e Chega a aprovarem a proposta de Orçamento Regional para 2026, sendo que esse voto serviria como “pedido de desculpa” por há exactamente um ano terem deitado o Governo Regional abaixo e prejudicado todos os madeirenses. “Erraram porque o povo madeirense a 23 de Março de 2025 disse em eleições livres e democráticas que o Chega, o PS e o JPP tinham errado na moção de censura e reforçou o Governo do PSD e CDS”, declarou o porta-voz da bancada social-democrata.
O mesmo parlamentar classificou o Orçamento para 2026 como “ambicioso, impactante na vida das pessoas, arrojado, histórico (porque os impostos são os mais baixos do país), e responsável porque não compromete o futuro”. “Se embarcássemos nas aventuras da oposição provavelmente seguiríamos o destino da governação de José Sócrates. Mas isso não permitiremos”, disse Brício Araújo, que lembrou que um ex-ministro das Finanças socialista Fernando Medina elogiou a credibilidade das contas públicas da Madeira.
Por outro lado, o deputado do PSD acusou a oposição de ter andado “três dias a falar nos campos de golfe”, um investimento que, na sua opinião, até tem retorno financeiro e cria postos de trabalho. Brício Araújo questionou por que razão os deputados do JPP e PS não falaram nos 500 milhões de euros do novo Hospital central da Madeira, a maior obra pública do país.