DNOTICIAS.PT
Madeira

Eurodeputado açoriano alerta para cortes “devastadores” nas pescas

Coordenador na Comissão das Pescas avisa que redução de 60% trava modernização do sector

None
Foto DR

O eurodeputado açoriano André Rodrigues, coordenador socialista na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, alertou hoje na Madeira, para o “risco sério” que a proposta do próximo Quadro Financeiro Plurianual representa para o sector das pescas nas Regiões Ultraperiféricas. O documento prevê um corte de cerca de 60% nas verbas destinadas ao sector, passando dos actuais 8 mil milhões de euros para apenas 2 mil milhões a nível comunitário.

“O sector das pescas tem sido uma espécie de sector pobre da União Europeia”, afirmou, defendendo que a redução de financiamento acontece num momento em que seria necessário reforçar a segurança e a soberania alimentares e atrair mais jovens para a actividade. “É fundamental assegurar o futuro do sector”, sublinhou.

André Rodrigues recordou que tanto a Madeira como os Açores enfrentam desafios semelhantes, incluindo o envelhecimento da frota — com uma idade média superior a 30 anos —, as dificuldades de renovação geracional e o impacto crescente das alterações climáticas, que influenciam as migrações das espécies e tornam mais exigente o trabalho no mar.

“Não é com menos recursos e menos financiamento que se consegue modernizar um sector que precisa urgentemente dessa modernização”, afirmou, lembrando que só na Madeira cerca de 700 pescadores dependem directamente da actividade e necessitam de melhores condições de segurança e trabalho.

O eurodeputado considerou ainda que o sector tem sido “esquecido pelas autoridades regionais, nacionais e europeias”, defendendo uma mudança de prioridade e uma resposta mais robusta no próximo ciclo de financiamento europeu.