DNOTICIAS.PT
Madeira

BE diz que a Madeira merece uma "Zona Franca transparente"

Partido exige a cessação imediata de todos os apoios concedidos a empresas ligadas a oligarca russo

None
Foto Helder Santos/ Aspress

Conforme noticiou o DIÁRIO, uma reportagem da SIC avança que empresário Ruslan Borisovich Rostovtsev, estará a utilizar a Madeira para "fazer passar milhões de euros"

O Bloco de Esquerda (BE) afirmou, hoje, que as recentes investigações da SIC sobre a utilização da Zona Franca da Madeira para operações de lavagem de dinheiro confirmam aquilo que o partido "tem vindo a denunciar há muitos anos".

Empresário russo estará a usar a Madeira para "esconder" milhões de euros

Notícia está a ser avançada pela SIC Notícias

“A cadeia de irregularidades exposta não surpreende, até porque várias das críticas que o Bloco fez ao longo do tempo foram sendo validadas por decisões da própria União Europeia”, afirma o BE em comunicado de imprensa.

O Bloco alerta que empresas ligadas a oligarcas russos com conexões ao regime de Vladimir Putin têm recorrido à Madeira para “apagar o rasto da origem do seu dinheiro”, comprometendo a credibilidade institucional da Região e expondo-a a "riscos políticos e reputacionais de grande dimensão".

O partido refere-se à igualmente a "falácia da criação de emprego na Zona Franca". “Estas empresas não geraram postos de trabalho reais para os residentes. Foram criadas estruturas de fachada ou entidades que não contratam trabalhadores da região autónoma”, denunciam os bloquistas.

Na mesma nota, é sublinhado que a investigação da SIC mostra ainda que o oligarca em questão está directamente ligado à guerra na Ucrânia. “A Madeira tem sido um porto seguro para ucranianos que chegam à Região em busca de proteção e dignidade. Não podemos aceitar que, ao mesmo tempo (...) se permita que a Zona Franca sirva interesses de quem está ligado à invasão da Ucrânia”, afirma o Bloco.

A Madeira merece uma zona franca transparente, justa e alinhada com o interesse público, não um mecanismo que serve para esconder capitais de origem duvidosa sem qualquer retorno para a Região BE

O partido exige, por isso, “a cessação imediata de todos os apoios concedidos a empresas ligadas a este oligarca russo” e a retirada de todas as licenças de operação na região autónoma, sublinhando que a Zona Franca "deve servir para criar emprego digno, fortalecer a economia regional e melhorar as condições de vida e os salários dos trabalhadores madeirenses".