DNOTICIAS.PT
Madeira

Empresário russo estará a usar a Madeira para "esconder" milhões de euros

Notícia está a ser avançada pela SIC Notícias

None

Um empresário russo, Ruslan Borisovich Rostovtsev, estará, segundo avança a SIC Notícias, a utilizar a Madeira para "fazer passar milhões de euros". 

Segundo constatou a 'Investigação SIC', há uma empresa registada na Zona Franca da Madeira - Boslova - que movimenta milhões de euros todos os anos, mas tem sede "num modesto segundo andar no número 15 da Rua das Murças". 

A empresa tem actualmente três gerentes: Ricardo Tranquada Gomes e Luís Cristiano Vieira Mota, e o advogado suíço, Dieter Walter Neupert. Contudo o canal de televisão afirma ter descoberto que quem está por detrás destes nomes é o verdadeiro dono da Boslova: Ruslan Borisovich Rostovtsev.

Na porta do edifício está indicada como sendo um espaço da Madeira Management, que tem como responsável a advogada Suzel Camacho. 

Foram encontrados documentos que comprovam que o empresário comprou por cinco mil euros as quotas da Boslova, que pertenciam a duas sociedades com sede nas Ilhas Virgens Britânicas e nas Seicheles. 

A investigação verificou que pelas contas da empresa passam milhões de euros, contudo o relatório relativamente ao ano passado ainda não foi apresentado, mesmo tendo passado a data limite de entrega.

Todavia, o documento de 2023 dá conta que os activos geridos pela sociedade ultrapassavam os 255 milhões de euros.

Refere que desde 2021 o revisor oficial de contas coloca "alertas e reservas", sem as especificar.

Rostovtsev foi director do departamento urbanístico de Moscovo e vice-presidente da Câmara de Sochi. Sendo, nessa altura, um empresário de sucesso.

Há oito anos, a revista Forbes fazia referência a Rostovtsev num artigo sobre o conflito Rússia-Ucrânia.