Capitania prolonga aviso de vento forte e mar revolto até amanhã
A Capitania reforçou e prolongou os avisos de vento forte e de agitação marítima para a orla costeira do Arquipélago da Madeira até às 6h00 de amanhã, 23 de Janeiro de 2025.
A anterior actualização dos avisos tinha sido emitido ontem à tarde, tendo em conta a actualização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para a situação geral do estado do tempo, sendo que o vento sopra de Oeste/Sudoeste, moderado (20-30 KM/h) a fresco (31-39 KM/h), tornando-se gradualmente Norte/Noroeste fresco (31-39 KM/h) a muito fresco (41-50 KM/h), por vezes forte (51-61 KM/h), tornando-se Norte/Nordeste a partir do final da tarde. Um aumento da intensidade.
Quanto à visibilidade será boa a moderada, por vezes fraca, sendo que a ondulação na costa Norte deverá ser de Oeste/Noroeste com 4 a 5 metros de altura, e na costa Sul as ondas de Sul/Sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros, sendo 4 a 5 metros na parte mais Oeste das ilhas do arquipélago. Uma ligeira melhoria.
Por tudo isso, a Capitania recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.