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Madeira

Valor do Vinho da Madeira cresceu 1,2%, apesar de a quantidade ter recuado 2,5% em 2023

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Segundo os dados fornecidos pelo IVBAM - Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, a comercialização de vinho da Madeira, rondou os 3,0 milhões de litros no ano de 2023, o que se traduziu em receitas de primeira venda que ascenderam aos 21,2 milhões de euros. Comparativamente a 2022, registou-se uma quebra de 2,5% na quantidade, mas um aumento de 1,2% em valor.

Segundo os dados da Direcção Regional de Estatística, em 2023, "as vendas em território nacional apresentaram uma evolução positiva face a 2022, quer nas quantidades (+5,4%), quer em valor (+8,4%). Assim, a comercialização no mercado nacional atingiu os 614,7 mil litros e rendeu um valor aproximado de 5,7 milhões de euros, dos quais 477,8 mil litros e 4,3 milhões de euros são das vendas efectuadas na Região".

Por sua vez, as exportações para os países da União Europeia "rondaram os 1,5 milhões de litros, gerando uma valorização de 6,8 milhões de euros, o que representou variações homólogas de -3,1% em volume e de -0,8% em valor. Enquanto, as exportações para os Países Terceiros ficaram-se pelos 874,9 mil litros, produzindo uma receita de 8,7 milhões de euros e traduzindo diminuições de 6,3% na quantidade e de 1,5% em valor".

Nos países da União Europeia, a DREM faz destaque a para a ligeira quebra das vendas para o mercado francês - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE - "com variações de -1,7% e -2,9%, na quantidade e em valor, respetivamente. Inversamente, no segundo mercado externo mais importante, a Alemanha, as variações foram positivas, de +3,3% em termos de quantidade e de +4,0% em valor. Na Bélgica verificou-se uma quebra (-4,9%) na quantidade, mas um aumento no valor (+5,3%)".

No mercado extracomunitário, os Estados Unidos da América, continuam como o país de destino mais importante para o Vinho Madeira, em termos de valor comercializado (cerca de 3,4 milhões de euros), tendo observado uma ligeira quebra de 1,7% na quantidade e de 1,2% no valor. No Japão, a tendência de queda foi mais acentuada (-27,0% nas quantidades e -18,2% em valor), contrariamente ao Reino Unido onde houve crescimento (+9,4% no volume e +17,9% no valor).

Do total comercializado, 76,0% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,47 euros/litro (8,29 euros/litro no ano de 2022). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,80 euros/litro (mais 0,08 euros/litro que em período homólogo).

Reduzindo a análise ao 4.º trimestre do ano, verifica-se que a quantidade de vinho da Madeira comercializada foi de 837,7 mil litros, gerando aproximadamente 5,4 milhões de euros de receitas de primeira venda. Comparativamente ao mesmo período de 2022, constata-se que tanto a quantidade comercializada (-8,6%), como o valor de primeira venda (-8,8%), apresentam variações homólogas negativas.

Comercialização de vinho com DO «Madeirense», de IG «Terras Madeirenses» e de bebidas espirituosas aumentaram em valor

As bebidas espirituosas produzidas e engarrafadas na Região Autónoma totalizaram, em 2023, "os 1.029,4 mil litros, representando uma diminuição de 7,8% face ao ano precedente". As bebidas espirituosas que registaram um crescimento foram o “Gin Destilado” (+43,5%), os “Licores” (+4,5%) e a “Aguardente de fruto” (+174,6%). Por outro lado, as que apresentaram uma diminuição foram o «Rum da Madeira» (-16,0%) e o Genebra (-5,2%). Em termos de quotas, o “Rum da Madeira” representou, em 2023, 54,7% das quantidades produzidas e engarrafadas, enquanto os licores concentraram 43,8%, sendo que deste valor 63,0% é de “Poncha da Madeira”.

No que respeita à comercialização destas bebidas (tendo em conta apenas o que resulta de produção regional), o seu total rondou os 1.037,3 mil litros (-5,9% que em 2022), gerando 8,0 milhões de euros (+8,1% que no ano precedente) em receitas de primeira venda. 91,8% do volume e 90,6% do valor de vendas realizou-se na Região.

Relativamente ao engarrafamento do vinho com Denominação de Origem (DO) «Madeirense» e de vinho com Indicação Geográfica (IG) «Terras Madeirenses», observaram-se aumentos de 42,0% e 101,8% nas quantidades, face a 2022, respetivamente, rondando os 211,6 mil litros (um máximo histórico) e os 17,4 mil litros.

Em 2023, a comercialização de vinho com DO «Madeirense» (excluindo o vinho espumante) rondou os 148,9 mil litros representando um valor de 1.472,1 mil euros, o que traduz crescimentos, comparativamente ao ano anterior, de 12,4% e de 21,5%, respetivamente. No vinho com IG «Terras Madeirenses», as vendas foram da ordem dos 13,4 mil litros, correspondendo a 89,9 mil euros (+2,4% e +10,1%, respectivamente).

Em termos de comercialização destes vinhos, o mercado regional concentrou 74,6% da quantidade e 68,5% do valor de primeira venda.

No ano em referência, analisando a comercialização de vinho com DO «Madeirense», verificou-se que os vinhos mais vendidos foram os vinhos rosados (40,4% em volume e 23,2% em valor), seguidos dos brancos (38,4% em volume e 50,1% em valor) e dos tintos (21,2% em volume e 26,7% em valor). Nos vinhos com IG «Terras Madeirenses» observou-se que os vinhos tintos (50,2% em volume e 50,4% em valor) foram os mais transacionados, seguidos dos brancos (49,8% em volume e 49,6% em valor).

Certificação do Bordado da Madeira cresceu em relação a 2022

Em 2023, a certificação de bordado da Madeira deu origem a uma receita de primeira venda aproximada dos 538,2 milhares de euros, +10,1% que em 2022.

No ano em análise, do total certificado pelo IVBAM, 8,5% correspondeu a exportações para a UE-27, 59,3% a exportações para países terceiros e 32,2% a vendas em Portugal.

No mercado extracomunitário, a saliência vai para os Estados Unidos, com vendas de 266,8 milhares de euros (-9,7% em relação ao ano anterior), que correspondem a 49,6% do valor do bordado certificado, seguido do Reino Unido com vendas de 51,5 milhares euros (+44,6% face ao período precedente).

O mercado regional teve um crescimento nas vendas, que chegaram aos 166,3 milhares de euros, +63,8% que em 2022