DNOTICIAS.PT
Madeira

Terceira noite tropical em Janeiro na Madeira

Santa Cruz, Funchal, Ponta do Sol e Porto Moniz registaram noites a fazer lembrar o Verão

None

A ‘excessiva’ temperatura do ar neste mês de Janeiro na Madeira tem surpreendido também no período nocturno, tendo este domingo sido registada a terceira noite tropical – temperatura mínima não baixou dos 20 °C - nas últimas duas semanas.

A primeira noite tropical fez-se sentir em Santa Cruz e na Ponta do Sol a meados deste mês de Janeiro, mais precisamente no fim-de-semana de 13 para 14 (sábado para domingo). Nessa noite a fazer lembrar o Verão, entre o ocaso até ao nascer do sol a temperatura do ar à superfície manteve-se sempre acima dos 20ºC nas estações do IPMA em Santa Cruz/Aeroporto e na Ponta do Sol/Lugar de Baixo. Essa amena noite registou temperaturas mínimas de 20,6 ºC, no Aeroporto, e de 20,4 ºC, no Lugar de Baixo.

O insólito para a época do ano – estamos em pleno Inverno, convém não esquecer - alastrou na noite de quinta para sexta-feira ao Funchal/Lido (20,4 °C) e repetiu-se na Ponta do Sol/Lugar de Baixo (20,0 °C). A proeza ‘tropical’ de então teve a particularidade da temperatura do ar durante a madrugada ter chegado aos 24,9 °C (6 horas) no Lugar de Baixo, temperatura anormal para a época que se fez sentir também no Lido, onde a máxima durante essa mesma noite atingiu os 24,0 °C (22 horas de quinta-feira).

Como ‘não há duas sem três’, este fim-de-semana proporcionou mais uma noite tropical. Desta feita a Norte, com o Porto Moniz a registar uma noite em que a temperatura do ar chegou a atingir os 24,2 ºC e não arrefeceu dos 21,1 ºC. Este valor extremo da temperatura mínima tem a relevante particularidade de ter sido o mais alto da temperatura mínima registado durante a noite em toda a rede de estações do IPMA na Madeira neste mês de Janeiro.