Regionais 2023 Madeira

"Região continuará a liderar e a inovar nas políticas de juventude", garante PSD/CDS

None

A candidatura 'Somos Madeira' (PSD/CDS-PP) às regionais de 2023 renovou este sábado, 9 de Setembro, o seu compromisso com os jovens da Madeira e do Porto Santo, deixando a garantia de que a Região "continuará a liderar e a inovar nas políticas de juventude". 

Numa acção de contacto com os jovens, o deputado e candidato Bruno Melim, garantiu que a Escola digital e o acesso às novas tecnologias manter-se-ão prioridades, de modo a preparar os jovens para as profissões do futuro ligadas à robótica, à inovação e à computação e partindo de uma oferta que é única em todo o País.

No Ensino Superior, a candidatura reafirma o seu compromisso “de ir mais longe no aumento das Bolsas de estudo”, assim como na defesa de melhores condições de acesso ao Ensino Superior, sublinhando a importância de se garantir que os estudantes madeirenses deslocados tenham acesso a alojamento estudantil em “condições dignas, justas e que salvaguardem o princípio da equidade”. Isto sem esquecer a exigência “intransigente” ao Governo da República para que cumpra as suas responsabilidades com a Universidade da Madeira, designadamente em matéria de financiamento.

No emprego, o candidato assume manter aposta nas empresas tecnológicas e o compromisso da Região aumentar o emprego jovem, qualificado e especializado.

No que toca a habitação, Bruno Melim lembra que a juventude “já tem sido uma prioridade”, visível tanto nas majorações que existem nos programas existentes, quanto ao nível do acesso e seleção priorizada dos jovens às 600 casas a custos controlados e a rendas acessíveis que serão disponibilizadas já em 2024, "numa estratégia que irá ser reforçada para que as novas gerações se possam fixar e constituir os seus projetos de vida na Região".

Também no desporto, os jovens "continuarão a assumir um papel central, estando prevista, entre outras medidas, a progressiva requalificação das infra-estruturas desportivas para corresponder à procura que se faz sentir e para garantir o acesso dos jovens à atividade e preparação física nas diferentes modalidades".

Finalmente e do ponto de vista cultural, nota para o "reforço dos apoios culturais às associações que, na Região, têm vindo a dinamizar esta área, envolvendo, na maioria, jovens talentos da Região, bem como para a valorização dos artistas regionais, de modo a que a Madeira continue, também a este nível e contando com as novas gerações, a ser exemplo".

Estamos certos de que somos e continuaremos a ser uma terra de presente e futuro para os nossos jovens, precisamente porque temos respostas diferenciadas à juventude que vão desde a formação, passando pela integração no mercado de trabalho e por políticas que garantem a emancipação, a fixação e a constituição de família, a reforçar nos próximos quatro anos. Bruno Melim