DNOTICIAS.PT
Artigos

Vai faltar água! E falta mais alguma coisa?

Vivemos num país pobre, onde não se descortinam riquezas visíveis ... refiro-me particularmente aos minérios do nosso sub-solo, apesar de possuirmos cobre, zinco, volfrâmio e lítio, - para além do nosso vastíssimo território oceânico. Este último minério tem provocado muito “ruído” nas “démarches “ da sua exploração, ao que entendi, pela má preparação da organização da exploração ou explorações propostas. Também entendi que os grandes beneficiários seriam os exploradores do lítio, ficando assim com a parte de “leão” do prometido negócio. Conhecemos bem os exemplos africanos deste tipo de negociatas da exploração dos subsolos, como também temos o exemplo da Venezuela, ... em que os exploradores levam quase tudo e não deixam quase nada... porque os governantes dos países em questão, não se preocupam nem com o meio ambiente nem com as respectivas populações.

E, ao que parece, vai haver falta de água, ... porque fica perdida no seu deficiente transporte, porque se gasta desnecessariamente, porque temos agriculturas intensivas, que requerem excessos no seu consumo, ... além de haver muitos incêndios. Incêndios, todos eles devido ao aquecimento global ou devido aos ventos, ... mais raramente devido aos psicopatas das fogueiras, aos fumadores compulsivos e aos comerciantes de madeira. Mas se temos falta de água, temos de ir busca-la a qualquer lado, ... fazendo novas perfurações, melhorando as falhas no seu transporte urbano, construindo centrais des-salinizadoras, ... que são afinal soluções possíveis e úteis. Até porque, com o nosso imenso oceano, a perder de vista,... acaba nas Ilhas Selvagens, ... podemos explora-lo em tudo o que ele contém, além da imensa água. Só existe uma fábrica des-salinizadora em Portugal, na Ilha do Porto Santo, que muito tem ajudado nas necessidades aquíferas dessa pequena ilha portuguesa.

Pois agora temos também falta de soldados, ... com certeza teremos também falta de marinheiros, com as consequências lógicas e imediatas relativas á nossa Defesa Nacional, quer nos patrulhamentos terrestres, navais e aéreos, quer na defesa intrínseca do nosso espaço territorial. Ainda por cima num momento temporal em que decorre uma guerra absurda, entre dois vizinhos europeus, por causas remotas e próximas, ... não sei exactamente quais! Talvez devido a patologias psicóticas dum chefe de estado totalitário, que julga ser possível viver sozinho no mundo ! Desconheço completamente se existem faltas na Força Aérea, mas acho que estas situações relacionadas com as Forças Armadas, têm de ser organizadas com a maior premência e com a maior competência também.

Enquanto que a falta de água tem de ser substituída por uma água qualquer, ... vinda de um qualquer lado, ... no que respeita ás Forças Armadas, o recrutamento não pode provir de um lado indefinido. Tem de ser realizado á custa de portugueses, com idade própria para exercer essas funções e todas as respectivas actuações profissionais exigidas. O Exército, a Armada e a Força Aérea, podem fornecer a instrução e a educação, específicas, para estes tipos particulares de trabalhos, realizado em prol da protecção das pessoas e bens, até ao mais alto nível. Pensando até numa possível hipótese de intervenção militar em ambiente hostil! Acho que o serviço militar obrigatório, seria uma solução, ou mesmo uma dupla solução: teríamos uma defesa nacional organizada e essa nova população militar, cíclica, teria uma reeducação específica , com um sentido cívico e de cidadania renovados, para de certo modo corrigir as imensas falhas da nossa sociedade, dita “moderna”. Nada de novo com o serviço militar obrigatório, que já existiu e que existe em vários países da Europa. Deste modo poderíamos controlar o nosso espaço territorial, especialmente o espaço marítimo, que não tem de modo algum a vigilância que lhe é devida. Ouvi falar que o governo quer optar por tropas estrangeiras para colmatar as faltas! Estarão bem da cabeça? E então, ... serão tropas de que Grupo?

Também começa a faltar ... a família! Como família, quero significar, uma organização familiar adequada, ... com cabeça, tronco e membros. De tal modo que existem neste país, organizações, preparadas para trabalhar e efectuar essa função, primordial, obrigatória e esquecida, que é uma vida familiar, enfim a vida vivida em família! Ao que chegámos! Mesmo a propósito, ... este fim de semana na Sérvia promoveram uma Parada do Orgulho da Família!

Para entenderem melhor as minhas observações, basta fazer uma leitura, durante apenas cinco minutos, desbravando os nossos seis telejornais diários, ... utilizando por exemplo as informações sobre o recente terramoto em Marrocos, onde se pode ouvir, ... em primeiro lugar a descrição da Sra. locutora de serviço, depois as opiniões de elementos convidados ...especialistas em sismografia, etc ... e por fim, a opinião muito esclarecida e abalizada das redes sociais. E VIVA o ano 2023 ! No seu melhor!

P.S. 1 O beijo de Jenni, a mudez do PM, a nova história de Fernão de Magalhães e a estátua de C.C.Branco ... são puras e simples “rubialidades”! Ninguém tem nada de importante para dizer?

P.S. 2 Vão privatizar a TAP a 100%! Então, com certeza vão faltar aviões, com as riscas verdes e vermelhas ... se não mudarem de côr!