DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira celebra o 30.º aniversário da Associação Amigos do Conservatório

None

No próximo sábado, dia 23 de setembro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira, a Orquestra Clássica da Madeira realiza o Concerto Comemorativo do 30º Aniversário da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM).

Através desta parceria, entre a Orquestra Clássica da Madeira, através da sua entidade gestora Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, e a AACMM, que a direção artística da Orquestra realça a importância do reconhecimento das instituições que têm demonstrado um trabalho de destaque no tecido cultural da Região Autónoma da Madeira. De salientar que é desde há trinta anos que a Orquestra Clássica da Madeira se tem associado às comemorações da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira.

Um concerto com Obras de grandes compositores da música erudita do período Romântico, o alemão Johannes Brahms e o austríaco Franz Schubert.

A primeira Obra “Concerto para Violino e Orquestra”, que contará com a atuação do solista Stefan Milenkovich, foi escrita pelo compositor Johannes Brahms para o seu amigo de longa data, o famoso violinista Joseph Joachim. Trata-se de uma obra que encarna o elevado respeito do compositor pelas formas clássicas e reflete o seu desdém pela bravura e pela exibição técnica vazia de personalidades extravagantes da época que compunham formas radicalmente novas. Huber Foss (pianista e compositor inglês e o primeiro editor musical – 1899-1953) refere sobre esta Obra o seguinte: “de todas as principais obras de Brahms, o “Concerto para violino” é aquela que mostra no mais alto grau de perfeição a reconciliação dos dois opostos da mente criativa – o lírico e o construtivo; Brahms, o compositor, e Brahms, o sinfonista”.

"Sobre o solista convidado para este concerto, o violinista Stefan Milenkovich, reconhecido pelas suas extraordinárias capacidades enquanto músico, artista e ser humano, é detentor de variados prémios internacionais e abraça uma carreira internacional extremamente prolífica “uma longevidade produtiva extraordinária com profissionalismo e criatividade”.  Stefan tem pisado algumas das mais célebres salas do Mundo, apresentou-se ao público também com renomadas orquestras e maestros. Estabelecendo-se, internacionalmente, como um dos mais destacados violinistas da sua geração. Além dos seus registos discográficos premiados, tem no seu repertório um vasto leque com as mais célebres obras escritas para violino. Stefan Milenkovich toca num violino italiano do Séc. XVIII, de 1783, construído pelo Luthier Giovanni Battista Guadagnini", dá conta a nota de imprensa.

Após a interpretação do “Concerto para Violino e Orquestra” de Johannes Brahms, a Orquestra Clássica da Madeira irá interpretar a Abertura "Rosamunde" do compositor Franz Schubert seguida pela Obra “Variações sobre um tema de Haydn” de Johannes Brahms.

Sobre a obra Abertura "Rosamunde" do compositor austríaco Franz Schubert, esta foi composta para a peça Rosemunde da sua amiga Helmina von Chézy. A estreia aconteceu no “Theatre an der Wien” em 1825, tendo apenas sido realizadas duas apresentações, apesar dos críticos e do público terem gostado, entre quais Schumann, Mendelssohn, Liszt e Brahms. De referir que foi após a morte Schubert que a sua música ganhou popularidade, e a partitura de Rosamunde permanece como um tesouro até os dias hoje.

Finalmente, e sobre a segunda obra de Johannes Brahms, “Variações sobre um tema de Haydn”, o compositor alimenta, de modo eloquente, a discussão em torno de um importante motor de sua produção musical: o jogo de forças representado pelo Classicismo e pelo Romantismo.

De salientar que este concerto será dirigido pelo Maestro Andrea Barizza que, pela segunda vez, estará na Madeira para dirigir a Orquestra Clássica da Madeira, é detentor de uma energia musical impressionante e exigente de interpretações sustentadas e virtuosas.

"É esta a proposta para mais um concerto que promete ser igualmente extraordinário com artistas com reputadas carreiras, que pisam os principais palcos do mundo e colaboram com as principais Orquestras da atualidade; e com obras-primas da Humanidade, grandes inspirações dos melhores compositores de toda a História da Música. No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório têm entrada livre mediante apresentação de cartão de estudante.

Lembramos que a Orquestra Clássica da Madeira, nesta sua temporada comemorativa do seu 60º Aniversário, dá uma grande relevância na sua programação aos jovens que se têm destacado no seu crescimento enquanto jovens artistas. Daí o nosso apelo para que estes se imbuam neste comprometimento da Orquestra com a sua formação cívica e cultural, assistindo aos seus concertos", refere a nota de imprensa da Orquestra Clássica da Madeira.

Os bilhetes custam 20 euros (com desconto para crianças, jovens e seniores) e podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Ticketline - https://ticketline.sapo.pt/evento/concerto-orq-classica-madeira-76445

Loja Gaudeamus - Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros - Funchal (próximo da Câmara Municipal do Funchal)

No dia do concerto, a partir das 16 horas, na Bilheteira do Centro de Congressos da Madeira.