5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira celebra 60 anos com o foco na diversidade

O director artístico, Norberto Gomes, garante que estará atento aos jovens talentos e proporcionará a rotatividade de maestros

None

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) apresentou hoje, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a temporada 2023/2024. A comemorar os 60 anos, o director artístico da OCM revelou que a nova temporada apresentará, como nos últimos 11 anos, a proposta artística em que a Orquestra não terá maestros e solistas titulares. “Nesta temporada iremos dar destaque a dois tópicos: No reconhecimento do trabalho dos jovens e na decisão de voltar a convidar os maestros que se deslocaram à Região nos últimos 10 anos”, desvenda o também violinista.

A temporada 2023/2024 não contará com novos maestros, mas apresentará vários concertos incluídos no “Ciclo Jovens Solistas” que decorre entre Outubro e Junho de 2024.

Temos um longo caminho a percorrer e muitas coisas a alcançar. Esta temporada estará cheia de desafios. Vamos apresentar o nosso melhor para presentear o público com o melhor que a música tem para dar" Norberto Gomes

Questionado sobre a afluência espera para esta temporada, o director artístico da Orquestra Clássica da Madeira espera que esteja ao nível do período pré-pandémico. Ainda assim, Norberto Gomes lembra que 80% do público é turista e que a procura varia consoante os artistas que actuam em cada concertos.

Norberto Gomes lembra ainda que a comemoração tem um grande significado. “Poucas orquestras resistiram durante tantos anos. Neste sentido, é uma responsabilidade proporcionar estes eventos com artistas que pisam os principais palcos internacionais. Este é um dos desígnios da Orquestra, elevar a sua prestação de forma a também elevar o conhecimento e as vivências do público”, mencionou o responsável.

A temporada 2023/2024 inicia-se com um concerto inaugural no Centro de Congressos da Madeira, a 9 de Setembro. O espectáculo está agendado para as 18 horas e conta com a estreia nacional do violoncelista russo convidado, Boris Andrianov.

Simultaneamente associado ao 50º aniversário do Hospital Dr. Nélio Mendonça, o concerto será dirigido pelo maestro Evan-Alexis Christ e, conforme o DIÁRIO já noticiou, ficará marcado pela primeira audição absoluta da obra do jovem madeirense, Afonso Martins, detentor do 2º prémio em composição do “Jovens Talentos 2022” do Conservatório. A obra do jovem compositor que será interpretada pela Orquestra intitula-se “Na fralda de dois rochedos”.