Madeira

Centro Cultural e de Investigação do Funchal abre hoje portas ao público

None

É durante esta tarde, pelas 17h30, que se irá proceder à abertura oficial do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, um projecto que reabilitou as antigas instalações do Matadouro do Funchal e que veio criar uma nova centralidade no Funchal, no campo da cultura, mas tendo também uma componente científico-tecnológica.

Dias antes da inauguração, Pedro Calado explicou que este Centro visa ser uma nova centralidade da capital madeirense, trazendo assim um cenário revigorado para a Cultura, Investigação e Tecnologia na Região Autónoma da Madeira.

"É um espaço fantástico com uma projecção a nível nacional e internacional enormes para ajudarmos os grupos culturais do Funchal e da Região também a terem aqui os seus trabalhos e a apresentarem-se", afirmou, destacando o CCIF como um local de expressão cultural e exposições internacionais que enriquecerão o conhecimento de toda a sociedade.

A sala de espetáculos do CCIF, que vai contar com 375 lugares, está destinada tornar-se um complemento vital ao Teatro Municipal Baltazar Dias, acolhendo não só espectáculos artísticos, como também workshops, congressos, e demais eventos. 

Quanto à área científico-tecnológica, que já se encontra em funcionamento, o autarca destacou a importante parceria nacional, o eGames Lab, que foi uma candidatura efectuada no âmbito do PRR e que permitiu alocar cinco milhões de euros ao CCIF, estando já a dar frutos. "Temos já 31 bolseiros e investigadores a trabalhar a partir do centro para todo o mundo. Estamos a desenvolver software e estamos a dar oportunidade aos nossos jovens, que são formados na Região, de trabalharem na Região para todo o Mundo", sublinhou.

Esgotada a sua função em 2004, o antigo edifício do Matadouro, inaugurado por Fernão de Ornelas em 1940, abre agora as suas portas, restaurado e preparado para acolher novas funções na criação e divulgação das artes e no apoio à investigação científica e tecnológica.

Os arquitectos Jacobetty Rosa e Couto Martins foram os autores deste edifício de arquitectura industrial modernista, inaugurado em 1940, hoje Edifício Classificado de Interesse Municipal.

Através do projecto de autoria do arquitecto Freddy Ferreira César nasce recentemente a remodelação e construção do novo edifício.

Um investimento, co-financiado pelo Turismo de Portugal, que ascende aos 4,8 milhões de euros e tem a particularidade de adoptar a linguagem industrial do edifício existente, tendo como objectivo preservar uma boa parte da sua história, sem descurar a adaptação necessária aos tempos actuais.

A partir desta sexta-feira, o CCIF conta com três exposições que podem ser vistas por todos. A primeira 'Fernão de Ornelas e a Revolução urbanística da cidade do Funchal' pretende não só homenagear o autarca, que entre 1935 e 1947, foi responsável pela configuração da baixa da capital madeirense, mas também apresentar a evolução que a própria cidade vivenciou ao longo dos anos.

A exposição 'reNascimento: História de uma expansão', através dos registos das objectivas de quatro fotográfos (José Zyberchema, David Francisco, Sandra Boloto e Evangelina Sousa' apresentam a história do emblemático edifício que deu origem ao CCIF: o antigo Matadouro Municipal do Funchal.

Por fim, 'Pablo Picasso - Os Jogos do Amor e da Morte' apresenta ao público uma colectânea de cem gravuras e desenhos de Pablo Picasso, que foram exectuados entre 1930 e 1937.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h30 - Audiência e Julgamento de Mónica Idalina G. Jardim, no Tribunal Judicial;

- 9h30 - Jorge Carvalho visita a Escola Básica e Secundária de Machico. Será o primeiro dia de aulas do ano letivo 2023/2024 neste estabelecimento de ensino;

- 10h30 - PTP realiza campanha Entrada do Porto do Funchal;

- 10h30 - RIR promove Campanha Eleitoral em Santo António, junto à Praça de Táxis;

- 11h00 às 20h00 - Iniciativa Liberal realiza Campanha Eleitoral, em Câmara de Lobos e Funchal;

- 12h00 - Abertura da Exposição 'Cacúlo' de Toni Jesus, no Mudas Museu;

- 15h00 e 17h00 - MPT realiza campanha eleitoral nas zonas altas do Funchal;

- 15h00 -Espectáculo 'Três Marias', no Teatro Baltazar Dias;

- 15h00 - Rita Andrade preside à cerimónia de abertura da Residência de Autonomização e Inclusão, no Centro de Inclusão Social da Madeira;

- 15h30 - Conferência de imprensa de apresentação do Congresso Len Madeira 2023, no Savoy Palace Hotel;

- 17h00 - Assinatura de um protocolo entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Grupo Sousa, Sede do Grupo Sousa;     

- 17h00 - PAN promove Intervenção da Cabeça de Lista, Mónica Freitas, na Ribeira Brava, junto ao Mercado da Vila;

- 17h30 - Inauguração Centro Cultural de Investigação do Funchal (antigo matadouro), no Funchal;

- 18h00 - Inauguração de Exposição de fotografia de autoria de Pedro Sousa, intitulada de "Luck", ma Quinta do Revoredo - Casa da Cultura de Santa Cruz     

- 18h00 - Palestra Eco Rally Madeira, no Auditório da Empresa de Electricidade da Madeira;

- 18h30 - Cocktail de boas-vindas  do VI Edição do 'Colombo’s Golf Trophy', no  Restaurante Baiana - Porto Santo;   

- 20h00 - 'Somos Madeira' realiza comício, na Praça do Loreto, na Calheta;

- 20h00 - Início da época do Club Sports Madeira de andebol feminino, no Pavilhão da Bartolomeu Perestrelo;

- 20h30 - CDU realiza Jantar-Comício com a presença do Secretário Geral do PCP, Paulo Raimundo, no Restaurante da Encumeada;

- 21h00 - Estreia da Peça de Teatro 'Esvaziar o Mundo que habita em mim', no auditório Maestro João Victor Costa - Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos;

- 21h00 - Projecto 'Encontro com o Cinema', no Centro Cultural John Dos Passos, Ponta do Sol;

CURIOSIDADES:

- Dia Europeu das Doenças da Próstata e Dia Internacional da Democracia;

- Este é o ducentésimo quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 107 dias para o termo de 2023.

EFEMÉRIDES:

1276 - O português Pedro Hispano, Pedro Julião, é eleito Papa com o nome João XXI.

1765 - Nasce, em Setúbal, o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage.

1890 - Nasce a escritora inglesa de "suspense" Dame Agatha Mary Clarissa Christie, Agatha Christie, criadora do detetive Hercule Poirot e de Miss Marple.

1917 - É proclamada a República Russa, liderada por Kerensky.

1935 - Alemanha Nazi. São aplicadas as Leis de Nuremberga que excluem definitivamente os judeus dos direitos de cidadania.

1949 - Konrad Adenauer é eleito o primeiro chanceler da Alemanha Federal, após a II Guerra Mundial.

1971 - Primeira ação do Greenpeace. Doze voluntários canadianos içam uma bandeira com o símbolo da paz e partem de Vancouver num velho barco de pesca, o "Phyllis Cormack", com o objetivo de impedir um teste nuclear do Governo norte-americano em Amchitka, ilha ao largo do Alasca.

1979 - A Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, cria o Serviço Nacional de Saúde, no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, enquanto instrumento do Estado para assegurar o direito à proteção da saúde, nos termos da Constituição. O acesso é garantido a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

1988 - O Parlamento Europeu aprova o relatório que condena a ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.

1989 - A urna com os restos mortais do escritor português Eça de Queiroz, morto em Paris, em 1900, é trasladada de Lisboa para o jazigo de família em Tormes.

1998 - A Optimus, terceira operadora portuguesa de redes móveis, inicia a atividade.

           - Registo do domínio Google.com.

1999 - O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) entra em funções.

2005 - Assembleia da República aprova fim de privilégios de titulares dos cargos políticos, como as subvenções vitalícias.

2007 - 115 presos preventivos são libertados e sujeitos a medidas de coação alternativas, no âmbito do novo Código de Processo Penal.

            - Morre, aos 29 anos, Colin Steele McRae, piloto escocês, cinco vezes campeão do Rali do Reino Unido. Ganhou o título de piloto do mundo em 1995, foi vice-campeão em 1996, 1997 e 2001, e terceiro em 1998.

2008 - A Lehman Brothers, um dos gigantes da banca de investimento mundial, declara falência causando uma queda em todos os mercados financeiros, assinalando uma mudança no sistema financeiro global.

2012 - Por iniciativa do mmovimento "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!", ralizam-se manifestações um pouco por todo o Portugal, que juntam milhares de pessoas. Em Lisboa os manifestantes desfilaram da Praça José Fontana em direção à Praça de Espanha.

2015 - No Brasil, no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras 13 pessoas são acusados por corrupção e outros crimes.

           - A Coreia do Norte anuncia que começou novamente a operar o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutónio do regime de Kim Jong-un para abastecer o seu programa de desenvolvimento de armas nucleares.

2017 - A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) tira Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

2018 - A equipa masculina do Benfica vence a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo de pista de sub-20, em Castellón, Espanha.

           - A judoca portuguesa Patrícia Sampaio sagra-se campeã europeia de juniores, na categoria de -78 kg, ao vencer na final, em Sófia, a alemã Christina Faber, por 'waza ari'.

2019 - Morre, aos 67 anos, o cantor brasileiro Roberto Leal.

2020 - Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrain assinam acordos de normalização com Israel, em Washington, na Casa Branca, considerados pelos palestinianos como uma "punhalada nas costas".

            - Covid-19: Portugal continental entra em situação de contingência até 30 de setembro.

2022 - O chefe de Estado de Angola, João Lourenço, promete "ser o Presidente de todos os angolanos" e promover o desenvolvimento económico e o bem-estar da população, ao discursar na cerimónia da sua posse para o segundo.

PENSAMENTO DO DIA:

Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização Martin Luther King Estados (1929-1968), sacerdote norte-americano.