Madeira

EB1/PE das Figueirinhas inicia ano lectivo com mobilidade no âmbito do projecto Erasmus +

None

A EB1/PE das Figueirinhas iniciou o novo ano lectivo com a mobilidade C2, à Estónia, no âmbito do projecto Erasmus+ 'Let's save our environment and our future'.

Jorge Aguiar, Gabriela Silva, Maria Inês Azevedo e Marcos Ramirez, foram os alunos, que acompanhados pelas docentes Vanda Franco, Marília Trigo e Fernanda Gouveia, seguiram até à Estónia.

Todos os parceiros deste projecto, Estónia, Alemanha, Portugal, Turquia, Malta e Itália realizaram várias actividades, nomeadamente a discussão de questões ambientais, a visita aos pontos de interesse na cidade de Narva, um piquenique junto à praia e a construção de uma 'boneca amuleto', a Travnitsa, que é a tradicional boneca russa, cuja função seria espantar as doenças e o mal. 

Narva fica situada a 200 quilómetros da capital estoniana, Tallin e faz fronteira com Ivangorod, Russia. Localizada no extremo oriente da Estônia, Narva é a terceira maior cidade do país com quase 70 mil habitantes. A população de Narva é constituída sensivelmente 90% de russos e seus descendentes, vindos durante o período da União Soviética.  

A equipa de alunos e professores realizaram a testagem de amostras de água dos seis países com a ajuda de especialistas e de um dispositivo de medição. Também a água levada pelos docentes desta escola foi registada na medição como água potável para consumo humano, contrariamente a amostra de água da torneira levada pelos colegas malteses que obteve o resultado de água de esgotos. 

Os alunos e docentes ainda fizeram a recolha de lixo na praia em Narva, aprenderam aspectos acerca do Mar Báltico e participaram nas experiências de limpeza/filtração da água poluída com petróleo e a triagem de resíduos sólidos.  

Realizaram ainda a revisão do ciclo dos produtos em termos de impacto ambiental (a Análise de Ciclo de Vida é a compilação e avaliação das entradas, saídas e dos potenciais impactes ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. 

Finalmente, no culminar desta experiência, a equipa participou na discussão de problemas globais no centro 'Mondo' em Tallin. A organização, Mondo desenvolve e vende artesanato de comunidades parceiras (Uganda, Quénia, Gana, Ucrânia, Geórgia, Turquia, Líbano, Jordânia, Síria, Iémen, Afeganistão e Birmânia) "para melhorar o bem-estar das mulheres e das pessoas com deficiência. Esta organização incide a sua atenção nas mulheres destes países porque é estimado que as mulheres destas regiões invistam 99% do seu rendimento na família, comparativamente ao homem cuja estimativa desce para 30-40%2, refere nota enviada.