Regionais 2023 Madeira

MPT afirma que diminuição da precipitação pode originar cortes de água em vários municípios

None

O MPT afirma que "menos de um mês após a maior precipitação diária registada em Portugal, a ARM 'cortou' o abastecimento a dois municípios, pelo que se verificar uma grande diminuição da precipitação estes 'cortes' poderão ser recorrentes e abranger outros municípios".

As declarações de Valter Rodrigues surgem no seguimento da consulta, por parte do partido, da Proposta de Plano de Gestão de Região Hidrográfica do Arquipélago da Madeira (PGRH-Madeira): 2022-2027 e do respetivo Relatório Ambiental, que se encontram disponíveis para consulta pública.

De acordo com o MPT, " existe um estudo (de Fabrício Lopes de Macedo, da UMa, no âmbito do Projecto CasBio – Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos) que indica que a quantidade de precipitação já diminuiu 50% relativamente aos dados históricos, pelo que não se compreende como se continua a utilizar a projeção de diminuição de precipitação de 30% para o final do século XXI. No mínimo, o PGRH deveria ter feito um estudo alternativo para confirmar esta situação a fim de projetar com exatidão a quantidade de água disponível e consequentemente a qualidade da água".

"A qualidade da água é afeCtada pela sua quantidade, pois para uma mesma carga poluente se a quantidade for menor, a concentração do poluente será maior, e no caso contrário irá haver uma diluição", diz.

"A pena por não ter sido feito este estudo aferitivo é a Região não estar a se preparar adequadamente para a precipitação que ocorrerá, pelo que os 200 milhões de euros de investimento na Medida Spf9/Sbt9 – Intervenções nos sistemas de abastecimento, de distribuição de água e de regadio, incluindo a criação de infraestruturas de armazenamento de água superficial poderão ser insuficientes", conclui.