A Guerra Mundo

Rússia anuncia destruição de lancha com soldados ucranianos

None
Foto DR

A Rússia reivindicou hoje a destruição de uma lancha que transportava militares ucranianos perto da Ilha das Serpentes, no Mar Negro, horas depois de ter anunciado a destruição de uma embarcação de reconhecimento da Ucrânia.

O Ministério da Defesa russo disse tratar-se de "uma lancha 'Willard Sea Force', de fabrico norte-americano, que transportava um grupo de desembarque das forças armadas ucranianas", sem referir o número de pessoas que estariam a bordo.

A embarcação "foi destruída por um avião das forças armadas russas" cerca das 11:00 de Moscovo (09:00 em Lisboa), a leste da Ilha das Serpentes, precisou o ministério, citado pela agência francesa AFP.

A ilha, libertada pela Ucrânia no ano passado, tornou-se um símbolo da resistência dos ucranianos à invasão do país pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

Anteriormente, o ministério tinha anunciado que um caça Sukhoi Su-30SM tinha destruído uma embarcação de reconhecimento do exército ucraniano na zona das instalações de produção de gás no Mar Negro.

A Ucrânia, que nunca dá pormenores sobre as suas perdas, não disse nada sobre estes incidentes.

As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.