Madeira

Portos da Madeira e Instituto Hidrográfico reforçam cooperação

Entidades geram informação fundamental para a segurança e manutenção da confiança dos operadores marítimos

None
Foto APRAM

A APRAM, S.A. e o Instituto Hidrográfico assinaram esta semana, um protocolo de cooperação, com o objectivo de desenvolver projectos de colaboração técnica e partilha de informação, nos domínios da segurança na navegação, quer na acessibilidade como na preservação ambiental, na promoção de ações de formação, de investigação, conservação e monitorização nas áreas da hidrografia, oceanografia física, química, geologia marinha e cartografia hidrográfica.

O protocolo assinado, em Lisboa, pelo Director-Geral do IH, contra-almirante Ramalho Marreiros e a Presidente da APRAM, Paula Cabaço, tem por base os princípios da igualdade e da reciprocidade de vantagens.

"O Instituto Hidrográfico e a APRAM colaboram há vários anos nas vertentes das marés e agitação marítima, partilhando informação das boias ondógrafo e dos marégrafos. Agora, a colaboração nesta área não só é reforçada como serão abrangidas mais temáticas, ao abrigo deste novo protocolo de colaboração", refere a APRAM, em comunicado de imprensa.

No ano passado uma equipa daquele Instituto esteve na Madeira e Porto Santo a recolher informação para actualização cartográfica, designadamente nos portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo, informação fundamental para a segurança e manutenção da confiança dos operadores marítimos.