Funchal Barroque Ensemble traz concerto "À italiana"
"À Italiana" é o título do primeiro ciclo de concertos organizados pela Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) em 2023, "resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura" e que irá levar este género musical a duas igrejas, na Ribeira Brava e no Funchal, no domingo e na segunda-feira, respectivamente.
"Este ciclo pretende, além de valorizar o património arquitectónico barroco da Região Autónoma da Madeira, enaltecer os órgãos históricos de várias igrejas e evidenciar as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco", informa uma nota da AOCM.
"Em palco, nos dias 9 e 10 de Julho, estará o Funchal Baroque Ensemble que, desta vez, apresentar-se-á com nove instrumentistas com a Direção Artística já habitual do cravista italiano Giancarlo Mongelli", acrescenta. "Em programa estarão obras de grandes Mestres da época Barroca: o Concerto Grosso op. 6 nº 10 de Arcangelo Corelli (1653-1713), a Ouverture-Suite em lá menor TWV 55:a2 de Georg Philipp Telemann (1681-1767) e o Concerto em ré menor para dois violinos BWV 1043 de Johann Sebastian Bach (1685-1750)", exemplifica.
Refira-se que o primeiro concerto no dia 9 de Julho terá lugar na igreja de São Bento, na Ribeira Brava, com início pelas 20h00, sendo que o segundo concerto será uma repetição do primeiro, mas no dia seguinte, 10 de Julho, na Igreja de São Pedro, no Funchal, pelas 19h00.
A entrada para ambos os concertos é gratuita.