Boa Noite

Condenados à nascença

Os relatórios das comissões de inquérito nunca agradam a quem está na oposição

Boa noite!

Nesta quinta noite de Julho, mesmo que sofrida pela perda inesperada do nosso estimado tio e amigo João Luís Fernandes, partilho mais três questões que decorrem da actualidade.

. O relatório da comissão de inquérito à TAP parece que só agradou a quem o redigiu. Isto porque para o líder do PSD, na oposição na República, “há uma grande disparidade entre o que aconteceu na Comissão Parlamentar de Inquérito e o relatório: é preciso dizer aos portugueses que o que conta foi o que se disse, o que não se disse, o que foi contraditório, as mentiras evidenciadas na comissão", apontou Luís Montenegro, para quem as conclusões do relatório são "estritamente socialistas, de facção e não têm valor nenhum". Na prática, o social-democrata usou o mesmo expediente que os socialistas da Madeira aquando do relatório da CPI às “obras inventadas e alegados favorecimentos aos grupos económicos”, quando Rui Caetano classificou que o documento "desvia as atenções do essencial" e contém "demasiadas omissões, falhas e erros”. Terão ambos sido separados à nascença ou os inquéritos políticos estão condenados à priori?

. A marca Madeira que foi motivo de gozo e tão criticada por tantos especialistas desta terra deu ontem uma sova na concorrência. Foi distinguida no âmbito dos Prémios Marketeer como melhor destino de turismo, resultante da escolha dos leitores da revista especializada em marketing e levou a melhor sobre outros grandes activos turísticos portugueses, como Cascais, Lisboa, Algarve, a Região Centro de Portugal e a Região do Porto e Norte. Como ninguém tende a ser profeta na sua terra, muito menos quando povoada por diversos invejosos, ser reconhecido pelo mercado nacional tem valor acrescido. Ou será que alguns ainda vão insinuar que o prémio foi comprado?

. O canal 'Na Minha Terra' foi ontem classificado com “um órgão de informação adjuvante daquele que é o trabalho das autarquias e do governo", em especial na promoção dos eventos promovidos na Região. A frase foi dita pelo presidente do governo na inauguração das novas instalações da empresa dos empenhados irmãos Oliveira, que com 11 anos de trabalho no streaming mereciam outra consideração. Ou será que só alguns notaram que esta colagem desnecessária pode vir a ser tóxica?