5 Sentidos

Veronika Taraban conquista 1.º prémio em concurso internacional de violino

Jovem violinista é ex-aluna do Conservatório e apresentou-se por, diversas vezes, como solista com a Orquestra Clássica da Madeira

None

Veronika Taraban conquistou o 1.º prémio na categoria A do Concurso Internacional de Violino Aleksey Gorokhov, integrado no Festival Internacional de Música Convimus, realizado entre os dias 22 e 29 de Julho, na cidade do Porto. A notícia foi avançada, hoje, pela Orquestra Clássica da Madeira, que congratulou publicamente a jovem violinista.

A Orquestra Clássica da Madeira e a sua entidade gestora, Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, desejam à jovem violinista Veronika Taraban muitas felicidades pelo prémio e muitos sucessos.    

Para o Concurso Internacional de Violino Aleksey Gorokhov, de Kiev, que teve lugar na cidade do Porto, puderam inscrever-se violinistas de qualquer nacionalidade e sem limite de idade, tendo-se inscritos um total de 45 violinistas de 15 nacionalidades distintas.

Sobre Veronika Taraban

Veronika Taraban iniciou os seus estudos de violino aos cinco anos de idade no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira. Como aluna de violino, concluiu o Curso Básico Profissional de Instrumento e Curso Profissional de Instrumentista do Conservatório, na classe da professora Olga Proudnikova.

Concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe da professora Tamila Kharambura; é membro de um trio na disciplina de Música de Câmara, orientado pelo Professor Paulo Pacheco; e, actualmente, é aluna de Mestrado em Ensino também na Escola Superior de Música de Lisboa.

Durante os seus estudos apresentou-se em vários concertos a solo e em conjuntos de Música de Câmara. No ano de 2005, apresentou-se como solista na Orquestra Clássica da Madeira, tendo interpretado o Concerto em Lá menor para violino e orquestra de A. Vivaldi.

Participou em vários concursos regionais, nacionais e internacionais de jovens violinistas, tendo sido distinguida com vários prémios em Portugal, tais como: o 1.º prémio no Concurso Infantil do Conservatório Escola das Artes da Madeira (Funchal, 2004, 2005); o 1.º prémio no Fórum Internacional – Interpretação Musical e Pedagogia no Século XXI (Lisboa, 2006; Funchal, 2007); o
Grand-Prix no Fórum Internacional – Interpretação Musical e Pedagogia no Século XXI (Funchal, 2017); o 3.º lugar no concurso Prémio Jovens Músicos 2018, Nível Superior em Música de Câmara.

Foi nomeada Concertino da Orquestra de Jovens, em 2015, e chefe de naipe dos segundos violinos da mesma Orquestra, em 2016, tendo trabalhado com os maestros Ernest Schelle e Pedro Andrade.

Participou no Concurso de solistas de OJ, tendo ficado em segundo lugar (2017).

Realizou vários estágios na Orquestra Clássica da Madeira, tendo trabalhado com os maestros Rui Pinheiro, Igor Gruppman, Luís Andrade e Jan Wierzba.

No dia 1 de Junho de 2019, integrado no Ciclo Jovens Solistas, foi convidada como solista pela Orquestra Clássica da Madeira para interpretar o Concerto em Rá maior, de Piotr Tchaikovsky, para violino e orquestra.

Em 2016, realizou um estágio no âmbito do programa Erasmus+ na Escola de Música “Georg Ots” em Tallinn, Estónia.

Em Março de 2018, apresentou-se como solista com a Orquestra de Repertório sob a orientação do professor Jean-Marc Burfin, no Festival de Cordas da ESML.

Frequentou cursos e masterclasses de aperfeiçoamento com violinistas de renome, tais como: Alissa Margulis, Gerardo Ribeiro, Igor e Vesna Gruppman, Ilya Grubert, Natália Morozova, Pavel Vernikov, Svetlana Makarova, entre outros.

Veronika tem-se ainda apresentado em diversas salas nacionais tanto a solo como em música de câmara.