Regionais 2023 Madeira

Bloco de Esquerda aborda passado, presente e futuro do litoral madeirense no próximo sábado

Visita à frente litoral do Funchal, num percurso entre a Barreirinha e a Pontinha, com deputado no parlamento nacional Pedro Filipe Soares, cabeça-de-lista às regionais Roberto Almada, líder regional Dina Letra e mandatário Hélder Spínola

None

Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda e vice-presidente da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República, estará na Madeira no próximo sábado, 22 de Julho, para "participar num debate in loco sobre os problemas e desafios que afectam o litoral", anuncia o partido. "A iniciativa será também acompanhada por Roberto Almada e Dina Letra, candidatos à Assembleia Legislativa da Madeira, e por Hélder Spínola, mandatário da candidatura", refere a nota.

Assim, no plano de caminhada do Bloco de Esquerda, que convida "todos os que queiram juntar-se ao debate", será a partir das 10h00, com concentração na Barreirinha (junto à Igreja do Socorro), partida em direção à praia de São Tiago pelas 10h30, passagem pela foz das ribeiras do Funchal pelas 11h00 e pelas 11h30 a chegada à entrada da Pontinha.

"Ao longo do percurso serão abordadas várias questões sobre as opções que têm sido seguidas em relação à gestão e ocupação do litoral, considerando em particular aqueles que são os grandes desafios colocados pelas alterações climáticas e a subida do nível do mar, e a importância da renaturalização", refere o BE. E acrescenta: "Depois de décadas sem Programas de Ordenamento da Orla Costeira em que o litoral da cidade do Funchal foi sendo ocupado, artificializado e vedado à fruição da população, e numa altura em que o Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal preparam novas investidas contra o pouco que sobra (projetos na Praia Formosa e na praia do Toco, e ampliação da Pontinha), torna-se importante reafirmar a necessidade de proteger o litoral."

Desse modo, o Bloco de Esquerda reafirma que "não desiste do futuro da Madeira e das gerações mais novas. Assume a responsabilidade de propor um modelo de desenvolvimento sustentável e de ordenamento do território, alternativo ao do PSD, e que rompe com as opções irresponsáveis de Miguel Albuquerque".

Acresce que "no final do dia, o líder parlamentar gravará um episódio do Outcast, o podcast dos Jovens do Bloco de Esquerda Madeira".