Mundo

Dezenas de detenções em Marselha e Paris na quinta noite de protestos contra a polícia

None

Pelo menos 38 pessoas foram hoje detidas em Marselha e 37 em Paris na quinta noite consecutiva de protestos e distúrbios pela morte de um adolescente de 17 anos, alvejado por um polícia na passada terça-feira em Nanterre.

O município de Marselha informou que entre os detidos há três pessoas que foram surpreendidas quando tentavam entrar num armazém, enquanto se formavam grupos perto de centros comerciais da cidade.

A polícia local informou que "a situação esta sob controlo" em Marselha e que "os grupos potencialmente violentos foram sistematicamente dispersados" pelas forças de segurança.

Previamente tinha sido informada a detenção de 14 pessoas que tentavam "um assalto" numa zona central de Marselha.

Em Paris, e segundo a polícia, pelo menos 37 pessoas foram detidas preventivamente nas imediações dos Campos Elísios, com 375 controlos policias instalados nessa zona da cidade.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou que hoje seria mantida a mobilização de 45.000 polícias e guardas nacionais para enfrentar os protestos e tumultos pela morte de Nahel M. na terça-feira, alvejado à queima roupa por um polícia no interior de uma viatura.

Nas mesmas declarações, Darmanin revelou que a idade dos mais de 1.300 detidos na noite de sexta-feira e madrugada de hoje ronda os 17 anos, incluindo "pirómanos de 12 ou 13 anos", e voltou a insistir na mensagem "muito importante" aos pais para que controlem os seus filhos e os mantenham em casa.

Um porta-voz das forças de segurança informou que agentes policiais foram alvo de "emboscadas" na noite de sexta-feira. De acordo com os números oficiais, 79 agentes ficaram feridos nos confrontos e nos tumultos registados.

As cerimónias fúnebres de Nahel decorreram hoje com um velório privado, uma cerimónia na mesquita e o enterro num cemitério local, onde compareceram muitas centenas de pessoas.