Madeira

Coligação Confiança bate-se pelo fim do abandono de animais

None

A equipa da Confiança apelou hoje, por ocasião da última reunião de câmara do mês de Junho, para que não sejam abandonados os animais no período de férias que agora se inicia, deixando um convite a todos os madeirenses para que promovam práticas de bem-estar animal, onde se inclui a denúncia de maus-tratos e a adopção animal com uma visita ao Canil do Vasco Gil.

Com este objectivo, os vereadores na Câmara do Funchal aconselham à promoção de cinco atitudes capazes de transformar esta situação, como: (1) a educação para consciencialização sobre a importância da posse responsável de animais e os impactos negativos do abandono; (2) o incentivo à esterilização e castração de animais de estimação como uma forma eficaz de controle populacional e prevenção do abandono; (3) a adopção de animais no Canil Municipal do Vasco Gil, dando uma segunda chance a animais abandonados; (4) a denúncia de casos de abandono animal às autoridades competentes (PSP e GNR), para que medidas legais possam ser tomadas contra os responsáveis; e (5) a contribuição voluntária ou doação para abrigos e organizações de resgate que cuidam de animais abandonados.

“É imperativo que tomemos medidas concretas para combater o abandono animal, que infelizmente continua a ser frequente na Madeira nos períodos de férias estivais e promover o respeito e o cuidado pelos animais.”, defende o vereador Miguel Silva Gouveia. “Temos o dever moral e ético de intervir e acabar com essa prática cruel e garantir que os nossos animais de estimação recebam amor, cuidado e um lar seguro”.

Na reunião de câmara pública, que permite aos munícipes apresentarem os seus problemas directamente ao executivo, voltaram a ser denunciados problemas nas áreas do licenciamento urbanístico, gestão da mobilidade e fiscalização, que clamam desesperadamente por soluções. São situações reincidentes que atestam a incapacidade do actual executivo em dar respostas céleres aos problemas que afligem os funchalenses.

Nas poucas deliberações discutidas em reunião de câmara, a equipa da Confiança votou favoravelmente à prorrogação do prazo de entradas gratuitas no Museu de História Natural do Funchal e à atribuição de benefícios fiscais à reabilitação, alteração e ampliação do imóvel situado no Largo de São Paulo, no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU), “Cidade Com Vida”, criada em 2015. Foram ainda aprovados vários apoios, designadamente para a Conservação, Reparação e Beneficiação de Habitações Degradadas, para a Comparticipação Municipal em Medicamentos e no âmbito do Subsidio Municipal ao Arrendamento.