Madeira

PAN quer análise independente aos níveis de poluição nos túneis da Região

None

O PAN pede que seja realizada uma análise independente aos níveis de poluição nos túneis da Região. Este pedido vem no seguimento de vários relatos sobre de diferentes cidadãos que diariamente cruzam os túneis da zona oeste (Cabo Girão - Prazeres) e na direcção norte - sul (São Vicente – Ribeira Brava).

O partido indica mesmo que, hoje, elementos do PAN circularam entre a Ribeira Brava e a Tabua e entre a Serra de Água e São Vicente e "o ar era irrespirável, comprovando o que de maneira recorrente os especialistas nos alertam «a concentração de poluentes nos tuneis está bem acima do recomendado», pois não são cumpridas as normas de segurança ambiental e que há túneis na Madeira que apresentam riscos para a saúde de quem lá passa em virtude dos extratores estarem inoperacionais".

O PAN considera que a prevenção é fundamental e a inoperacionalidade dos tuneis leva a que a saúde dos madeirenses esteja a ser posta em causa.

"Na Europa, temos assistido a um aumento progressivo da mortalidade relacionada com a poluição, importa promover mudanças nos hábitos e estilos de vida da população em geral", refere.

Nesse sentido, o porta-voz do partido, Joaquim Sousa,  afirmou que “os níveis de poluentes que temos em certos períodos nos tuneis provocam doenças incuráveis, assim sendo a luta por um ambiente mais sustentável não é uma moda, mas sim uma luta pela saúde de todos nós”.

Por isso, o partido considera ser fundamental que seja feita a manutenção dos sistemas de ventilação dos túneis, pois o aumento dos carros elétricos na Madeira de modo algum diminui a necessidade da correta utilização dos extratores nos túneis; renovar a frota (poluente) de transportes públicos da região, uma vez que os madeirenses dispensam as nuvens de fumo que os autocarros largam quando arrancam das paragens; reduzir  o número de caros em circulação que diariamente cruzam a via rápida, via expresso, estradas regionais; e implementar uma rede de transportes eletrificados entre Machico e Ribeira Brava.