5 Sentidos

FNAC e CADI vão falar sobre 'Desfralde Consciente' a 24 de Junho

None

A FNAC Madeira está a promover, no próximo dia 24 de Junho, pelas 18 horas, uma conversa sobre 'Desfralde Consciente', numa parceria com o CRESCER - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADI). Trata-se de uma mesa redonda, moderada por Ana Marques, que contará com a pediatra Carolina Gouveia; a terapeuta cupacional e Diretora Técnica do Crescer, Cristina Aveiro; a psicóloga clínica infantil do Crescer, Mariana Martins; e ainda a educadora de infância e Diretora do infantário 'As Primaveras', Carla Veloso.

"Qual é a idade ideal para começar o desfralde? Quais os sinais que indicam que a criança está preparada para realizar o desfralde? Quais as maiores dificuldades encontradas no desfralde de crianças com necessidades educativas especiais? Como posso ajudar meu filho/criança? Pode existir regressão?". São estas as questões que as intervenientes pretendem abordar.

Esta 'conversa' será especialmente dirigida aos profissionais de educação, por forma a consciencializar para a importância em respeitar o tempo que cada criança (com perturbação do neurodesenvolvimento e sem perturbação) para o desfraldar, ou seja da importância de saber ler os sinais de prontidão e deixar que seja a criança a conduzir o desfralde e não o adulto.

"O desfralde infantil é um dos momentos mais significativos para o desenvolvimento da autonomia de uma criança. É um período de descobertas. A criança se torna ciente das capacidades do seu corpo e também do próprio autocontrole. Mas, nesse processo, é importante ter em conta alguns sinais para que tudo corra bem, quer a nível emocional quer a nível orgânico", refere nota à comunicação social.