Madeira

"Em termos per capita, a Madeira é a região mais infra-estruturada do país"

Bastonário da Ordem dos Engenheiros enalteceu as obras realizadas durante uma cerimónia, realizada esta manhã, na Quinta Vigia

None

Engenheiros portugueses e colombianos selaram hoje cooperação com vinho Madeira

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, enalteceu as obras realizadas na Madeira durante uma cerimónia que ocorreu esta manhã no salão nobre da Quinta Vigia. A ocasião marcou a assinatura de protocolos de cooperação entre a Ordem dos Engenheiros Portugueses e quatro instituições e organizações ligadas à sociedade colombiana de engenheiros.

Durante o evento, o Bastonário destacou “a Madeira como um verdadeiro laboratório e mostra da riqueza da engenharia em Portugal, em todos os níveis”. Fernando de Almeida Santos enfatizou que, "em termos per capita, a Madeira é a região mais infra-estruturada do país, despertando inveja ao redor do mundo”.

A "admirável engenharia madeirense" também impressionou o Embaixador da Colômbia em Portugal e seus congéneres colombianos. A este propósito, o Bastonário ressaltou que o acordo hoje assinado representa uma "amizade" entre as duas nações e "demonstra o compromisso mútuo em promover o intercâmbio de conhecimento e experiência na área da engenharia".

Já o presidente do Governo Regional, apadrinhou a cerimónia como um gesto de reconhecimento aos engenheiros portugueses e da Madeira, "cujas obras espalhadas pelo arquipélago são testemunhos da qualidade desses profissionais". Durante o seu discurso, Miguel Albuquerque expressou gratidão aos engenheiros “pela maravilhosa obra que desenvolveram na Região Autónoma da Madeira (RAM)”, citando exemplos como a ampliação da pista do aeroporto da Madeira, os túneis e os viadutos.

No evento, Albuquerque também mencionou a presença de empresas madeirenses que desenvolvem actividade na Colômbia, principalmente nos sectores de inspeção automóvel e hotelaria.

Essa colaboração entre Portugal e a Colômbia promete "fortalecer os laços entre os dois povos, impulsionando o desenvolvimento de projetos inovadores e a troca de boas práticas na engenharia, beneficiando tanto a Madeira quanto a Colômbia".

A revalidação da cooperação entre os engenheiros portugueses e os da Colômbia foi celebrada com a assinatura de protocolo com 4 instituições, seguida de um brinde com vinho Madeira na varanda da residência oficial do PG.