Madeira

Região tem em média 3 mil dadores de sangue por ano

Conheça outros eventos que estão agendados na Madeira, neste Dia Mundial do Dador de Sangue

None
Foto IPST

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Dador de Sangue. A Região “tem uma média de 3 mil dadores por ano”, sendo “auto-suficiente” e, em algumas situações, “já tem colaborado com o Instituto Português de Sangue e Transfusão”, acudindo situações fora do arquipélago.

Temos em média 3 mil dadores usuais por ano, fidelizados ao serviço, que nos têm mantido as reservas estratégicas em componentes sanguíneos. Desta forma, podemos considerar que temos sido auto-suficientes ao longo destes anos, graças a esta população de dadores, extremamente importante. Bruno Freitas, director do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM

Relatório de Atividades de 2022

- Número total de dadores homólogos 3.337;

- Número total de dadores homólogos que realizaram dádiva: 3.158

– destes 64% género masculino e 36% género feminino;

- 8,5%  com idade entre 18-24 anos; 43,9% 25-44 anos; 47% 45-65 anos; 0,4% mais de 65 anos;

- Número dádivas ano 2022: 5.935

Aumento do número de dadores e de dádivas

Os dados do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional demonstram o aumento do número de dadores e de dádivas nos últimos dois anos.

2021 - 3.041 (dadores) - 5.592 (dádivas)

2022 - 3.158 (dadores) - 5.935 (dádivas)

Queria agradecer a todos os dadores a sua voluntariedade e solidariedade para com os nossos doentes. É fundamental que todos estejamos envolvidos. Esta não é uma solução só do serviço de Sangue, é também um trabalho conjunto. Bruno Freitas, director do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM

Bruno Freitas deixa também um agradecimento ao SESARAM e à Secretaria Regional da Saúde pelo evento que se realiza esta quarta-feira, no Jardim Municipal, onde decorrerá uma homenagem aos dadores de sangue.

303 dadores de sangue são amanhã homenageados pelo SESARAM

Em 2022, foram atingidas as 5.935 dádivas

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional é o único serviço desta especialidade na Região Autónoma da Madeira, prestando cuidados na colheita de sangue a dadores, processamento, armazenamento e distribuição de componentes sanguíneos e no âmbito da Medicina Transfusional, nomeadamente na disponibilização e administração de sangue e componentes sanguíneos aos utentes do Serviço de Saúde da Região Autónoma de Madeira e das Unidades de Saúde Privadas tendo em conta o cumprimento do Decreto-Lei nº 267/2007 de 24 de Julho e decreto-Lei nº 185/2015 de 2 de Setembro.

Uma dádiva de sangue leva em média apenas 30 minutos e pode salvar até 3 vidas. Lembre-se quem dá, dá um pouco do seu tempo e sangue, mas para um doente e seus familiares pode ser uma vida inteira. Instituto Português de Sangue e Transfusão

Outras iniciativas agendadas para hoje na Madeira

09h00 – Reunião da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), com o seguinte ponto da ordem de trabalhos: Debate para apreciação do relatório anual ‘A Região Autónoma da Madeira na União Europeia – 2022’.

09h30 - Reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal.

10h30 - A artista Margarida Jardim apresenta o projecto ‘O Meio Ambiente’, com a exposição temporária ‘Saber Olhar a Natureza’ e a instalação ‘Éden Suspenso. Conferência sobre o tema, com a presença de Alberto João Jardim’- Parque Temático da Madeira.

10h30 – Iniciativa política da CDU, pelo direito ao desenvolvimento das zonas ultra-periféricas onde vivem milhares de famílias - Caminho da Portada de Santo António, freguesia do Monte (junto ao hospital Drº. João de Almada).

11h00 – O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assiste à apresentação dos trabalhos desenvolvidos, ao longo deste ano lectivo, pelos alunos dos clubes de Robótica e Tecnoartes - Colégio de Santa Teresinha, à Rua Dr. Pedro José de Ornelas, nº 19.

12h00 - Reunião e ordem de trabalhos da 4ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação.

12h00 - Apresentação Pública do Torneio ‘Machico Cup’ - Salão Nobre Câmara Municipal de Machico.

15h00 - Celebração de Adenda ao Protocolo de colaboração entre a Universidade da Madeira e a empresa PRESS POWER, tendo como finalidade a atribuição de uma bolsa de mérito, anual, visando premiar a excelência dos alunos, e constituindo-se como uma forma de valorização da área disciplinar de Comunicação na Região, e incentivo aos estudantes para o 1º ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações da Uma - Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.

16h30 - Homenagem do SESARAM aos dadores de sague na Região, através de uma iniciativa do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, com a presença de Miguel Albuquerque – Jardim Municipal do Funchal.

18h45 – Conferência promovida pelo PSD, intitulada ‘Desafios da Habitação Jovem’, com o secretário regional das Infra-estruturas e Equipamento, Pedro Fino - Sede do Clube Desportivo da Ribeira Brava

19h30 - Apresentação do Torneio de Futebol ‘Gaula CUP 2023’ - Complexo Desportivo de Gaula

Efemérides

Este é o centésimo sexagésimo quinto dia do ano. Faltam 200 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para se livrar dele. Jorge Luís Borges (1899-1986), escritor argentino

Principais acontecimentos registados no dia 14 de Junho

1699 - O capitão Thomas Savery apresenta, na Royal Society de Londres, o primeiro modelo da máquina a vapor, patenteada a 02 de julho de 1698.

1791 - A I República Francesa proclama o direito ao trabalho, em liberdade de escolha.

1802 - Abre a aula de desenho da futura Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no antigo Hospício dos Religiosos de Santo António.

1910 - Crepúsculo da monarquia portuguesa. A Maçonaria constitui a comissão de resistência, encarregada de colaborar com a Carbonária.

1915 - Grande Guerra 1914-18. Ataque da força aérea alemã ao complexo industrial inglês de River Tyne causa 17 mortos e 72 feridos.

1920 - Morre, com 56 anos, Max Weber, economista alemão, fundador da sociologia moderna.

- Transmissão pioneira de um programa de rádio na Europa, por Guglielmo Marconi, em Chelmsford, no Reino Unido, com a soprano australiana Nellie Melba.

1928 - Nasce o guerrilheiro argentino Ernesto Guevara de la Serna, Che Guevara, referência da revolução cubana.

1938 - O governo nazi de Adolf Hitler obriga o recenseamento de todas as sociedades e empresas com participação de "capital judeu".

1940 - II Guerra Mundial. As tropas alemãs de Hitler ocupam Paris.

- As forças nazis abrem o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada, com a chegada dos primeiros presos políticos alemães.

1951 - O Estado e a CP assinam o contrato de Concessão Única com reorganização do setor ferroviário

- Realiza-se o primeiro censo da população norte-americana com o primeiro computador, o Univac 1.

1956 - Os EUA e o Reino Unido assinam um acordo de cooperação atómica.

1961 - Guerra Colonial. Reocupação do Tomboco, em Angola, pela Marinha portuguesa.

1962 - Guerra Colonial. É criado o Centro de Instrução de Zemba para formar as primeiras unidades portuguesas de comandos.

- É criada a Organização Europeia de Investigação Espacial.

1981 - Lisboa atinge os 43 graus centígrados, a temperatura mais elevada registada na capital portuguesa até à data.

1982 - Termina a guerra Falkland/Malvinas. As tropas argentinas rendem-se às forças britânicas e acordam um cessar-fogo.

1985 - É assinado o Acordo de Schengen por cinco países fundadores da União Europeia -- Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e os Países Baixos.

1986 - Morre, com 86 anos, o escritor argentino Jorge Luís Borges, autor de "O Aleph", "O Livro da Areia", "História Universal da Infâmia".

1988 - A edição russa de "Os Lusíadas" é publicada em Moscovo.

1992 - O Partido Comunista da antiga URSS expulsa Mikhail Gorbachev.

- A Cimeira da Terra da ONU, no Rio de Janeiro, adota a "Agenda 21", declaração sobre o meio ambiente e o desenvolvimento.

2002 - Portugal é afastado do Mundial de Futebol pela Coreia do Sul.

2004 - O défice dos EUA atinge o máximo histórico de 48,3 mil milhões de dólares.

2005 - É constituída, em Lisboa, a Fundação Champalimaud, para a investigação e acompanhamento na área da saúde.

2007 - O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas demite o governo de unidade nacional chefiado por Ismail Hanyeh, do Hamas, e proclama o estado de emergência nos territórios palestinianos, depois de as milícias do grupo islamita terem assumido o controlo da Faixa de Gaza, após violentos combates com as forças de segurança leais à Fatah, que causaram mais de 115 mortos e centenas de feridos.

2008 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugura o pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, o quinto maior do recinto, dedicado aos rios Douro, Tejo e Guadiana e respetivas bacias hidrográficas.

2009 - Gripe A (H1N1). Primeira vítima mortal do vírus na Europa é uma mulher de 38 anos que teve um filho prematuro num hospital de Glasgow, na Escócia.

- Gripe A (H1N1). É anunciado o primeiro caso positivo numa criança. Trata-se de um menino de 8 anos proveniente do Canadá. É tratado no Hospital D. Estefânia, em Lisboa,

2016 - O Ministério das Finanças anuncia a revogação das normas que impõem a cessação do contrato após 12 meses sem reinício de funções dos funcionários públicos em regime de requalificação e permitem o despedimento por desequilíbrio económico dos serviços.

2017 - O concelho de Castro Verde é classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO.

2019 - O parlamento aprova com os votos favoráveis do PS, PSD e do deputado não-inscrito Paulo Trigo Pereira a lei que assegura a execução em Portugal do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD).

- O parlamento aprova um projeto de lei do Bloco de Esquerda que acaba com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do SNS.

2020 - Morre, aos 77 anos, Aaron Padilla 'El Gansito', futebolista internacional mexicano.

Antigo internacional mexicano Aaron Padilla morre aos 77 anos de Covid

O antigo internacional mexicano Aaron Padilla, que disputou os Mundiais de futebol de 1966 e 1970, morreu hoje aos 77 anos, vítima de covid-19, anunciou a Liga mexicana em comunicado.