Mundo

Alemanha quer comprar sistema antimíssil israelita por quatro mil milhões de euros

None

A Alemanha quer desbloquear quatro mil milhões de euros para se dotar de um sistema de proteção antimíssil israelita no quadro do seu rearmamento, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, soube hoje a AFP de fonte governamental.

Este sistema antimíssil possui radares, lançadores e mísseis guiados do tipo Arrow 3, suscetíveis de destruir alvos para lá da atmosfera.

A comissão do orçamento da câmara de deputados alemã deverá, num primeiro momento, desbloquear na quarta-feira 560 milhões de euros por um acordo pré-contratual com Israel, soube a agência noticiosa francesa.

O governo alemão "tem a intenção de concretizar o mais rápido possível a capacidade nacional de defesa territorial contra os mísseis com a aquisição prevista do sistema militar Arrow", sublinha o Ministério das Finanças num documento destinado à comissão orçamental alemã, a que a AFP teve acesso.

O sistema militar israelita deverá "contribuir para a proteção da Alemanha, da população e das infraestruturas críticas contra os mísseis balísticos", justifica o mesmo documento.

Está previsto que o acordo governamental com Israel se concretize até ao final de 2023, indica ainda, recordando que a construtora norte-americana Boeing participou com Israel Aerospace Industries na criação deste sistema de armamento.

O custo total do sistema, que será entregue até ao fim de 2025, é de 3,9 mil milhões de euros ao preço atual.

Após décadas de subinvestimento na área da defesa, a Alemanha, através do seu chanceler social-democrata, Olaf Scholz, anunciou uma mudança de posição, prometendo desbloquear um investimento de 100 mil milhões de euros para o exército alemão.