Mundo

Ataque a tiro deixa nove pessoas feridas em São Francisco

None

Nove pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado crítico, na cidade de São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, num ataque a tiro que a polícia disse ser um incidente "direcionado e isolado".

De acordo com o jornal San Francisco Chronicle, o tiroteio aconteceu pouco depois das 21:00 de sexta-feira (05:00 de sábado em Lisboa), durante uma festa organizada por uma loja de vestuário na popular zona de Mission District.

A polícia de São Francisco disse inicialmente esperar que todas as vítimas "sobrevivessem aos ferimentos". Mas, horas depois, o hospital Zuckerberg San Francisco General disse que uma das vítimas permanecia em estado crítico.

Outro dos feridos permanecia em estado grave, quatro em estado estável e três já tiveram alta. Os feridos incluem oito homens e uma mulher, com idades entre 20 e 34 anos, disse o hospital.

O chefe da polícia de São Francisco, William Scott, descreveu a violência como "inaceitável".

"As pessoas devem sentir-se seguras para sair à rua em São Francisco sem medo de serem vítimas de violência armada", disse Scott.

"Os nossos investigadores estão a trabalhar diligentemente neste caso e teremos uma presença policial visível daqui para a frente, na comunidade onde isso ocorreu," acrescentou.

O Mission District é um dos bairros mais antigos de São Francisco, batizado em homenagem à Mission Dolores, uma missão espanhola que remonta a 1776. Historicamente latina, mas cada vez mais gentrificada nos últimos anos, a área abriga numerosos restaurantes e lojas.

A autarca de São Francisco, London Breed, disse que os serviços de emergência reagiram rapidamente ao tiroteio e sublinhou que "nenhuma vida foi perdida".

"Sei que há muitas perguntas e preocupações na comunidade e as pessoas querem respostas", disse a 'mayor'. "Ainda estamos a trabalhar para entender exatamente o que aconteceu e porquê e iremos partilhar informações assim que pudermos," acrescentou.