Artigos

O burro!

Como muito bem conhecem, o burro é um animal considerado doméstico, porque não precisa ser domesticado, ao contrário do gato, ... quando se manifesta semi-selvagem, pela sua própria natureza, pode ser imprevisível e assim muito pouco “doméstico”. O burro tem a sua “vida matrimonial” com a burra e quando têm filhos nascem os burrinhos... que são sempre muito parecidos aos seus progenitores, ... com a mesma “vestimenta”, a mesma figura, calma e serena ... concerteza pelos atributos da sua genética. O burro é um animal que tem um trabalho, digamos, quase uma profissão, na qual é muito competente, exactamente naquilo que sabe fazer ... transportar os mais variados objectos ou cargas, normalmente bastante pesadas, pelos locais mais difíceis ... íngremes e inóspitos, nunca rejeitando estes serviços. É um animal com hábitos e feitio discretos, pouco “falador”, mas extremamente afável e muito confiável. Quem o detém, além do trabalho dá-lhe casa, comida e um espaço de lazer, uma área para espairecer, normalmente um pequeno campo com vegetação rasteira, por onde passeia quando não está a trabalhar. Como se depreende é um trabalhador nato, sem outros objectivos ... não precisando de caçar para comer, nem de construir os seus aposentos ... sendo dos poucos animais que têm uma profissão muito definida ... tipo carrega/descarrega.

Não admira que esteja em extinção - com toda a variedade de mecanização universal - mas é pena, porque é um ser tão simples, útil e tão bem adaptado ao meio ambiente, com uma presença simpática... cuja continuidade e permanência deviam ser preservadas.

É um animal do sexo masculino, ... indiscutivelmente, ... o que se constata numa qualquer foto do próprio, obtida lateralmente, desenhando a imagem plena da sua genitália, com o esplendor que se lhe assiste.

O seu nome vulgarizou-se e é utilizado depreciativamente, de forma quase insultuosa, ... por entre a espécie humana, quando, na minha perspectiva, essa palavra ... esse nome ... até devia ser considerada um elogio ... atendendo ás imensas qualidades deste animal, mais que suficientes para cumprir as suas actividades ... laboral, manutenção da espécie, ocupação dos tempos livres, ... nada mais lhe sendo pedido ... pelo que deve ser um animal feliz!

Outros tantos animais do nosso imenso universo, necessitam de vários requisitos como destreza , inteligência, ... também porque usufruem de capacidades inatas, exigentes, que, se não forem garantidas e executadas provocam disfunções, desorientações e até agressões. Os cães, por exemplo, são animais domésticos, em regra utilizados para vigilância e protecção de propriedades e de outros animais,...são também quando treinados, utilizados na caça ou na deteção de substâncias específicas em portos, aeroportos, etc.

Muito do que se passa no reino animal, pode ser comparado com as vivências da espécie humana. Os animais, matam normalmente para comer, ... ou então para se defenderem. O homem teve de inventar os utensílios para também poder matar, para poder comer e para se defender. Assim como existem animais que constroem o seu próprio “lar”, o seu “ninho”, de acordo com o seu “habitat”, também entre os humanos igualmente acontece o mesmo, ... chegando ao ponto limite de prescindir dum lar ou de um “tecto” ... e vaguear sem destino, sem rei, nem roque! Como na espécie humana, também na vida animal, temos aqueles que nascem vivem e morrem, sem conflitos, sem discórdias, assim como os que matam, destroem, arriscando também a sua vida em combate.

Termino esta “conversa”, “bestial-lizando” esse animal ...o burro ... pela sua simplicidade, honestidade e competência ... enviando a mensagem seguinte: - Se cada um de nós fizer o melhor, naquilo que melhor sabe fazer, o mundo ficará cada vez melhor! E nós sabemos que voçês todos sabem que isto é verdade!

P.S.1 Hoje comemora-se o fim da ditadura! Talvez se devesse comemorar o início da democracia dentro de sete meses!

P.S.2 Quanto custou á Nação, o “vitorioso” salvamento marítimo da praticante de Stand Up Paddle (SUP) ... por essa atitude negligente e grosseira ...?