Desporto

Zainadine de regresso ao 'onze' do Marítimo para defrontar o Chaves

Defesa central moçambicano recuperou de lesão e regressa à titularidade

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

Está escolhido o onze do Marítimo para o encontro desta 19.ª jornada da I Liga, frente ao Desportivo de Chaves. O encontro, que se inicia às 15h30, em Trás-os-Montes, conta com transmissão televisiva na SPORT TV 5.

Para este desafio importante diante dos flavienses, os verde-rubros vão alinhar então com os seguintes jogadores: Makaridze na baliza, Cláudio Winck, Zainadine, René, Fábio China no quarteto defensivo, Val Soares, João Afonso, Bruno Xadas e Beltrame no 'miolo' e Leo Pereira e Brayan Ryascos na frente de ataque.

Destaque para o regresso do capitão Zainadine, cerca de um mês após paragem por lesão. A última partida do defesa central moçambicano pelos insulares remontava ao dia 23 de Dezembro, quando alinhou durante todos os 90 minutos no empate (1-1) diante do Rio Ave - precisamente na (re)estreia de José Gomes no comando técnico do Marítimo.

Quem volta a ser titular na lateral esquerda é Fábio China à conta do castigo de Vítor Costa. O madeirense soma esta temporada 249 minutos de utilização e foi apenas titular em dois desafios, curiosamente frente ao Chaves - no jogo da primeira volta - e, mais tarde, à 9.ª jornada, diante do Boavista. Foi suplente utilizado noutras cinco ocasiões e a última vez que alinhou pelos insulares foi no triunfo caseiro, diante do Sporting. 

Face à última partida, diante do FC Porto, há assim três alterações no escalonamento insular. Zainadine volta de lesão e rende Mosquera na defesa, na lateral esquerda, Fábio China entra e Vítor Costa sai, enquanto João Afonso volta ao meio-campo, face à saída do avançado que está castigado, Pablo Moreno. Léo Pereira deverá assim surgir mais junto a Riascos.

Quanto ao Desportivo de Chaves vai alinhar com o seguinte onze: Paulo Vítor; Sylla, Ponck, Steven Vitória, Langa; Guima, João Mendes, João Teixeira; Euller, Juninho, Abass.

Marítimo tem hoje hipótese de sair dos lugares de despromoção directa

Pelas 15h30, o Marítimo visita o Desportivo de Chaves, 10.º. Verde-rubros têm a perspectiva de sair dos lugares de despromoção directa, uma vez que, se vencer, pode saltar de 17.º para 16.º, aproveitando o empate do Santa Clara na recepção ao Boavista (2-2)

Tiago Martins é o árbitro do jogo. Vai ser auxiliado por Rui Teixeira e Hugo Ribeiro. Ricardo Moreira é o quarto árbitro. No vídeo-árbitro vai estar Fábio Melo, assistido por Hugo Santos.

Agora como adversários

No lançamento do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Vítor Campelos, não esqueceu a importância que o actual ‘timoneiro’ do Marítimo teve no início da sua carreira, quando integrou diversas equipas técnicas de José Gomes, entre 2003 e 2006.

Leixões, Paços de Ferreira, Desportivo de Aves, União de Leiria e Moreirense foram os clubes onde ambos trabalharam juntos, sem esquecer o Videoton, da Hungria, onde Vítor Campelos chegou a treinar a equipa 'B' ao mesmo tempo que José Gomes orientava o conjunto principal.