Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Humidade em casa? Bolor pode prejudicar a sua saúde – saiba como eliminar!

O Grupo Exterminio® através da sua marca Biosoluções® explica quais os cuidados a ter na limpeza para eliminar o bolor de vez!

None Ver Galeria

O aparecimento de bolor nas superfícies, especialmente nas paredes de casas de banho e cozinhas, é um problema comum que para além de ser visualmente desagradável é prejudicial à saúde!
Mas antes de limpar o bolor da sua casa, perceba como se forma, de modo a este não voltar a aparecer, resolvendo a causa e eliminando o problema pela raiz. 

O que são bolores?
Os bolores são seres multicelulares da família dos fungos.
Estes organismos proliferam em locais húmidos, com pouco arejamento e com pouca luz e podem reproduzir-se formando esporos que, por serem extremamente pequenos e leves, podem permanecer no ar por longos períodos e serem deslocados por grandes distâncias. Além disso, podem também ser transportados pelos animais quando os esporos se depositam no pelo.
Os esporos possuem múltiplas camadas que os tornam resistentes a agentes químicos, como por exemplo desinfetantes e agentes físicos, bem como o calor e a radiação.
É por essa razão que os bolores reaparecem mesmo após o uso de produtos com agentes desinfetantes.

O bolor é um organismo muito adaptável e cresce em todas as superfícies onde a humidade se acumula, tendo especial apetência por locais onde se acumula detritos, como juntas de silicone, cantos do teto e juntas de azulejos.
Ou seja, todos aqueles lugares difíceis de limpar e de difícil acesso. Uma limpeza metódica e aprofunda pode ajudar a eliminar os resíduos desses locais, evitando a propagação dos fungos.

A presença de cortinas de chuveiro e toalhas molhadas também ajudam a aumentar os níveis de humidade criando condições propícias ao aparecimento de bolores. O nosso conselho é lavar e substituir frequentemente as cortinas do chuveiro e imediatamente após o seu uso remover as toalhas molhadas. É importante ter uma boa ventilação na casa de banho para reduzir o nível de humidade, evitando o aparecimento de bolores.

Quais as causas?
Existem vários fatores que beneficiam a proliferação de fungos e bolores, tais como: níveis de humidade elevados, falta de ventilação e a falta de exposição solar.
A humidade do ambiente não deve exceder os 55%, pois ao atingir este nível criará condensação no teto, paredes e janelas, o que torna as condições ideais para o aparecimento dos bolores.
Se limpar uma parede com o mesmo pano e mesma água, a limpeza será ineficiente, pois acabará por espalhar os bolores pela superfície ao invés de eliminá-los. Além do que já foi referido, é também importante analisar os materiais utilizados e, eventualmente, atentar às falhas estruturais, como fissuras na parede que podem beneficiar o aparecimento destes organismos. A utilização de tintas inadequadas e existência de infiltrações resultantes de danos estruturais da canalização ou mesmo a falta de isolamento das paredes e tetos também são considerados fatores que promovem o aparecimento dos bolores.

Qual o impacto?
O bolor prejudica a sua saúde, não sendo apenas uma questão estética. Neste sentido é fundamental eliminá-lo da sua vida, para o seu bem-estar e de todos que habitam a sua casa, pois pode causar sérios problemas respiratórios, nomeadamente crises de asma, alergias respiratórias e infeções. Tenha em atenção que a baixa imunidade das crianças aumenta a probabilidade de desenvolverem problemas respiratórios. Por outro lado, quem já sofre de asma ou de outros problemas respiratórios pode agravar o diagnóstico. Além disso, sintomas como dores de cabeça, fadiga e fraqueza podem estar associados à presença de bolor.

A solução!
Antes da limpeza do bolor, é importante analisar as causas do seu aparecimento e corrigi-las. Se estas falhas não forem eliminadas, o problema nunca estará resolvido. Também é muito importante escolher os produtos, procedimentos e materiais de limpeza mais adequados.

A solução passa principalmente pela prevenção, ou seja, a manutenção dos níveis de humidade através de uma ventilação adequada, o uso de tintas antifúngicas nas zonas mais suscetíveis e a devida manutenção das estruturas e revestimentos das paredes e mobiliário. A limpeza de áreas contaminadas deve ser realizada com uma solução de lixívia e água com uma escova de dureza adequada de modo a não danificar a superfície. Usando luvas, molhar a escova na solução de lixívia, a qual deve ser mais forte quanto maior for o nível de contaminação, e passar pela superfície com movimentos circulares, de cima para baixo. Recomendamos o uso de uma escova de dentes para esfregar as juntas e cantos. De seguida, passar um pano limpo humedecido com água para limpar a área em questão, voltando a passar o pano por água limpa sempre que necessário. Finalmente, enxaguar a superfície com água fresca, fornecendo a ventilação necessária para secar o mais rápido possível. Após este procedimento, a limpeza de manutenção deve ser feita com um multiusos desinfetante sem lixívia. A lixívia deve ser utilizada se o bolor recomeçar a aparecer. Esta alternância de biocidas irá reduzir a possibilidade de resistência e inibe a reincidência do bolor e, até a sua eliminação.

Solicite a assistência de um dos nossos consultores para uma avaliação personalizada e adequada.

Os produtos Biosoluções® são comercializados pela nossa empresa Seta Verde - Higiene, Lda.

Seta Verde - Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza marca registada Biosoluções e sistemas de higiene e limpeza, adequados aos diferentes sectores de atividade (Cozinha – Housekeeping – Lavandaria – Automóvel & Oficinas entre outros), conjugando o aumento da rentabilidade, a diminuição dos custos e o aumento da produtividade.

Contacte-nos para mais informações:
Telefone: +291 930 500
E-mail: 
[email protected]

Visite a nossa página de Facebook e LinkedIn.

Boas Limpezas!