Madeira

Vento já condiciona movimento no aeroporto da Madeira

Pelo menos um voo foi cancelado e outro divergiu, num momento em que a Região entra em aviso amarelo

None

Rajada máxima atingiu os 66 km/h às 8h20 da manhã desta quarta-feira

O vento já está a causar constrangimentos no movimento no aeroporto da Madeira numa manhã em que a rajada máxima atingiu os 66 km/h e num momento em que a Região acaba de entrar em aviso amarelo. Pelo menos um voo divergiu e outro foi cancelado.

Entre a meia-noite desta quarta-feira e até às 10 horas da manhã, 6 voos aterraram e um um (TO 7844), da Transavia France, que partiu de Nantes e tinha chegada marcada para as 9h25 no aeroporto Cristiano Ronaldo, foi forçado a divergir.

Já o FR 045 da Rayanair, que deveria descolar às 5h30 com destino a Londres (Stansted) foi cancelado.

Estão neste momento quatro aviões a sobrevoar o arquipélago, no espaço entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, enquanto aguardam por uma janela de oportunidade para se fazerem à pista.

Segundo a estação meteorológica do aeroporto da Madeira, o vento médio na última hora foi de 37,1 km/h do quadrante Norte, muito próximo do limite estabelecido para as operações aéreas na Região.

A rajada máxima atingiu os 66 km/h (quadrante Este) às 8h20 da manhã de hoje.

A Madeira está, desde as 9h12 desta quarta-feira, sob aviso amarelo devido ao vento forte. O IPMA prevê vento forte de Norte/Nordeste, com rajadas até aos 85 km/h. O aviso vigora até à meia-noite.

Os constrangimentos no aeroporto da Madeira devido ao vento começaram a sentir-se ontem à noite, com o cancelamento de 15 voos.

Também na segunda-feira, o espaço aéreo regional foi influenciado por uma bruma de poeiras provenientes do Norte de África que condicionou o movimento aéreo na Madeira e obrigou dezenas de aviões a divergir e 30 a cancelar os respectivos voos.

Orlando Drumond , 13 Fevereiro 2023 - 17:09