Madeira

Saúde sensibiliza para a importância de fazer 'escolhas responsáveis'

Número de casos de VIH identificados e diagnosticados na RAM aumentaram de 17 para 39 em 2022

None
Foto SRSPC

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reforça que o combate à infecção do VIH só será eficaz se houver um trabalho conjunto a todos os níveis: individual, familiar, social, comunitário e político. “Essencialmente viemos lançar a mensagem de que a prevenção é muito importante”, realçou.

Pedro Ramos refere que após a pandemia, o número de casos de VIH identificados e diagnosticados na RAM aumentaram ligeiramente de 17 (ano de 2020) para 39 casos em 2022.

Em nota informativa enviada à comunicação social, a secretaria sublinha que a adopção de comportamentos seguros, sustentada pela informação, formação e capacitação da população, contribui para a prevenção desta infecção. O prognóstico da infeção por VIH pode ser largamente melhorado quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é logo instituído. Existem medicamentos que impedem a multiplicação do vírus, retardando o aparecimento de situações de doença, nos indivíduos portadores do VIH, o que permite prolongar a vida destes doentes.

Pedro Ramos participou na acção de sensibilização levada a cabo na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, designada por 'escolhas responsáveis'.

O objectivo da acção passa por informar sobre a importância do preservativo, enquanto medida de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada.

O evento decorreu no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Preservativo, 13 de Fevereiro, uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation, e foi dinamizada pela Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA), em articulação com a Direção Regional da Saúde (DRS), Direção Regional da Educação, através do Programa Nacional para a Infeção do VIH, Sida e Tuberculose.

Para abordar esta temática, no dia 13 de fevereiro, Dia Internacional do Preservativo, a CRLCSIDA dinamizou para cerca de cem alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, uma ação sob o lema 'escolhas responsáveis'.

Esta parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Saúde e Proteção Civil, contou com a presença dos membros da CRLCSIDA, composta por representantes da saúde, educação, juventude e desporto, trabalho e segurança social