DNOTICIAS.PT
Madeira

Luís Monsanto deixa Madeira por missão humanitária na República Centro-Africana

None

O Comandante da Zona Militar da Madeira está de partida rumo à República Centro-Africana onde vai liderar uma missão humanitária. O Major-General Luís Monsanto. Luís Monsanto foi hoje recebido por José Manuel Rodrigues, para apresentação de cumprimentos de despedida.

No fim, fez um “balanço extremamente positivo” do trabalho desenvolvido na Região nos últimos 14 meses. “Muito daquilo que estava no nosso plano de acção para este ano e para o próximo ano, com o apoio do Exército e do Comando do Exército, nós conseguimos ultrapassar”, referiu o Comandante da Zona Militar da Madeira aos jornalistas, após a audiência.

Apesar de ter havido um decréscimo dos militares incorporados, Luís Monsanto referiu que a “realidade da Madeira é mais positiva do que a realidade que se vive no Continente. Os jovens continuam receptivos e continuam a ver o Exército e a instituição militar como uma opção de carreira. O Regime de Contrato Especial e o Quadro Permanente de Praças vêm dar outras opções para as pessoas seguirem a carreira militar”, vincou.

Ainda antes do Natal assumirá o cargo de 2º Comandante (Deputy Force Commander) da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA). “Neste momento, é a maior missão das Nações Unidas, que no total tem cerca de 30 mil pessoas, e envolve 14 mil militares de 4 centenas de países”, explicou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu e enalteceu a forma como Luís Monsanto desempenhou a missão na Região. José Manuel Rodrigues vincou e louvou o trabalho dos militares no apoio às populações, principalmente em alturas de calamidade. Neste momento, o Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), ainda, acolhe 14 desalojados da “depressão Óscar”, que fustigou a Madeira em junho deste ano.

O Brigadeiro-General Jorge Pedro sucede ao Major-General Luís Monsanto no Comando da Zona Militar da Madeira. A cerimónia de tomada de posse deve acontecer ainda este mês.