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Quase mil amantes da música electrónica e experimental estiveram no MadeiraDiG

Organização faz "balanço bastante positivo" da 19.ª edição

Foto DR/MADEIRADiG 2023/Miguel Apolinário
Foto DR/MADEIRADiG 2023/Miguel Apolinário

Chegou ao fim mais uma edição do festival anual MadeiraDiG "dedicado à música eletrónica e experimental", anuncia a organização que aproveita para fazer um balanço do evento que decorreu de 30 de Novembro a 5 de Dezembro.

"O festival instalou se na costa oeste da ilha da Madeira durante seis dias, repletos de experiências sonoras e audiovisuais das demais expressões artísticas , aliadas ao uso de tecnologias inovadoras, instrumentos convencionais e não convencionais e, ainda, a experimentação com diferentes estilos e géneros", resume.

O MADEIRADiG "recebeu vinte artistas variados , nacionais e emergentes , proporcionando, assim, um certame eclético do panorama global da música eletrónica e experimental e da arte digital. Em números, o auditório do MUDAS Museu de Arte Contemporânea da Madeira recebeu 516 pessoas durante os quatro concertos programados no local e 447 pessoas passaram pelo Centro Cultural John dos Passos para as diversas atividades a decorrer, tais como a exposição What is Watt? e respetivo documentário, e os concertos de abertura e encerramento do festival Feitas as contas, passaram quase mil pessoas pelo festival MADEIRADiG, o que corresponde a um balanço bastante positivo desta 19.ª edição , que continua a aderir em massa os amantes da música eletrónica e experimental", refere.

Assim, recordando, "o arranque do festival ficou marcado pela inauguração da exposição 'What is Watt?' no Centro Cultural John dos Passos , levado a cabo por António Barros, António Dantas, Carlos Valente, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado de Sousa, Hugo Olim, Pedro Pestana e Silvestre Pestana, e contou com a presença do Diretor da estrutura, Dr. Bernardo Vasconcelos, em representação da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Nesse mesmo dia, Aires & Canadian Rifles, dois músicos madeirenses com carreira internacional na eletrónica experimental contemporânea abriram o certame musical com a apresentação de um projeto em que, a partir do extenso arquivo da Associação Cultural e Musical Xarabanda, trabalham o património imaterial da ilha da Madeira, criando uma leitura do imaginário popular, promovendo a interação entre os novos meios de criação musical. A artista Mafalda Melim acompanha este projeto na componente visual".

Aliás, salienta, "uma vez inaugurada, a programação seguiu para o auditório do MUDAS para quatro noites ao som de Rafael Toral, Hannan Jones & Shamica Ruddock, Sofia Jernberg, Judith Hamann, Alan Licht, Beatrice Dillon, Ana Roxanne e Leila Bordreuil. Terminados os concertos, rumo para a Estalagem da Ponta do Sol para as after sessions, com a programação de Nuno Barcelos , numa atmosfera mais descontraída, intimista e informal ao som de vários Djs e diversos artistas". E acrescenta: "Destaque absoluto para as performances no MUDAS de Leila Bordreuil, Sofia Jernberg e Beatrice Dillon que, como era de esperar , não deixaram o público indiferente. Sofia Jernberg, a acl a mada cantora experimental sueca, já prometia , e uma viagem empírica ao longo da sua voz caracterizada por uma ampla gama de técnicas vocais expressivas e improvisação . Beatrice Dillon , a nova artista mais emocionante da música eletrónica como refere The Guardian , fez da sua performance uma experiência s onora únic a e envolvente , misturando a música eletr ó nica contemporânea com influências de diferentes tradições musicais. Leila Bordreuil fechou a ronda de concertos na Calheta com uma fantástica performance que fez o público vibrar ao som do seu violoncelo, misturando elementos de noise, clássico contemporâneo e tradições experimentais , implementando a manipulação de eletrónicos e a experimentação com timbres e texturas."

O final, na última performance, "ficou nas fantásticas mãos d e Mario Batkovic, que encantou o público com o seu acordeão e fechou a programação desta edição no Centro Cultural John dos Passos , cumprindo a sua habitual missão de tocar de forma desafiadora e experimental", sendo que "o artista é conhecido por explorar uma grande variedade de estilos musicais, tais como música contemporânea, música experimental e música folclórica, usando o acordeão de maneira inovadora, com um conjunto vasto de técnicas estendidas e ritmos complexos".

Destaque, ainda, para "a estreia do documentário 'What is Watt?' realizado por Hugo Olim, que superou as expetativas no que diz respeito a adesão de público, reunindo, assim, cerca de 50 pessoas. Quer a implementação da exposição, quer a estreia do documentário, foram uma oportunidade de redescoberta deste que é um projeto que celebra mais de 20 anos de atividade. What is Watt? esteve patente no Centro Cultural John dos Passos", durante os dias do MadeiraDig, preparando-se agora "para circulação regional e, futuramente, nacional com datas e locais ainda por anunciar", destaca.

A organização recorda, ainda, que "o festival MADEIRADiG conta com a parceria da agência cultural Digital in Berlin, o que permitiu a internacionalização do evento, passando a atrair públicos oriundos do Norte da Europa e fazendo do MADEIRADiG um dos eventos da Região com impacto no Turismo Cultural, na medida em que mais de 80% do público é composto por espectadores estrangeiros. Organizado pela APCA Agência de Promoção da Cultura Atlântica conta, ainda, com o apoio da República Portuguesa / Direção Geral das Artes, no âmbito do programa de apoio a projetos no domínio da programação e desenvolvimento de públicos na área dos Novos Media, bem como da Estalagem da Ponta do Sol e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através do Centro Cultural John dos Passos e do MUDAS Museu de Arte Contemporânea da Madeira".