DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Exposição promove arte e inclusão na Torre do Capitão

None

A secretária regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa, presidiu esta segunda-feira à abertura da exposição ‘Totens, Histórias com Cor’, dinamizada pelo Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no âmbito das comemorações do Dia Internacional e Nacional da Pessoa com Deficiência, que se celebram na 3 e 9 de Dezembro, respectivamente.

“A arte e a cultura são um meio privilegiado de inclusão”, sublinhou a governante, sem poupar elogios à qualidade dos trabalhos em exposição.

Promovida numa parceria entre o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) e a Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, a mostra compila trabalhos dos utentes do Centro de Atividades e Capacitação (CACI) do Funchal alusivos ao significado dos totens: "objectos sagrados associados também à protecção num simbolismo que reflecte a ligação familiar entre os utentes e os profissionais do CACI e do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência".

Durante a visita à exposição, que vai estar patente no Núcleo Histórico e Museológico de Santa Amaro – Torre do Capitão, até 4 de Janeiro, Ana Sousa contou com a presença de Natércia Xavier, directora regional da Cultura, em representação de Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura.

Da parte de ambas as secretarias, foi manifestada a vontade de promoverem mais iniciativas conjuntas promotoras da inclusão e da cultura, numa oportunidade para divulgar o talento e o trabalho das pessoas com deficiência.

O espaço, cedido pela secretaria do Turismo e Cultura, pode ser visitado entre as 10 horas e as 12 horas e das 14 às 17 horas.