DNOTICIAS.PT
Madeira

Exposição das Mesas de Natal da Bordal no Baltazar Dias junta tradição e inovação

“O Bordado Madeira só tem futuro se nós continuarmos a inovar”, explica Susana Vacas. Exposição abre hoje ao público e estará patente até 4 de Janeiro, com entrada gratuita

None Ver Galeria

Pelo oitavo ano consecutivo, o Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias recebe a exposição das Mesas de Natal da Bordal, num evento que conta, também, com a co-produção do Município do Funchal. A inauguração para as entidades oficiais decorreu na tarde desta terça-feira, 12 de Dezembro, e a partir de hoje, quarta-feira, a exposição estará patente ao público, mantendo-se até 4 de Janeiro de 2024, com entrada gratuita.

“Este ano fizemos peças específicas para expor aqui, uma toalha vermelha lindíssima, uma toalha de peixes com ponto antigo, o chamado ponto matiz, estamos a tentar ir buscar os desenhos antigos, mas também inovar muito, o Bordado Madeira só tem futuro se nós continuarmos a inovar, tal como é feito na moda”, referiu Susana Vacas, sócia da Bordal.

“Sinto que as pessoas que visitam esta exposição tiram ideias e ficam à espera que as mesas abram para tirar ideias para as suas mesas de Natal e não só”, acrescenta Susana Vacas. “Faz parte do programa das festas da Madeira”, lembra.

Miguel Albuquerque sublinha a beleza do evento. “Está muito bonito, todos os anos faço questão de vir aqui, é como a Susana esteve a dizer, trata-se de um misto de tradição, modernidade e criatividade”, reforçou. Além dos “museus”, o presidente do Governo Regional “também faz a sugestão para que as pessoas visitem esta exposição que é magnífica”.

Para a edição deste ano foram convidados 6 hotéis e 2 associações que aceitaram o desafio de apresentar a 'sua' Mesa de Natal: Savoy Signature, decorado por Nini Andrade Silva; Castanheiro Boutique Hotel, decorado por Lilia e João Paulo Gomes; Porto Bay Hotels Resorts, decorado por Graça Reis; Pestana Hotel Group, decorado por Liliana Dionísio by Tulipa; Hotel Quinta do Furão, decorado por André Correia; Barceló Funchal Oldtown, decorado por Tininha Pinto; Guias Intérpretes Oficiais; e Associação de Promoção da Madeira, decorado por Dino Gonçalves.

A Bordal foi fundada a 10 de Março de 1962, e desde 1998 tem como sócios Susana Vacas e João Vacas. Ao longo destes 25 anos a empresa dedicou-se à inovação e adaptação do Bordado Madeira aos tempos atuais, promovendo a sua divulgação no mercado regional e internacional, procurando aumentar a exportação dos seus produtos para diversos países nos quatro cantos do mundo.