DNOTICIAS.PT
Madeira

Duas dezenas de palestrantes de cinco países abordam Saúde e Inclusão Social

None

Tem hoje início a 3ª edição da Conferência Internacional de Saúde e Inclusão, que se realiza no auditório do ISAL, até amanhã. Esta é uma iniciativa da Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi - ACSSRL, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL, reunindo 20 palestrantes de cinco países, que abordam o tema 'Saúde e Envolvimento Comunitário: Promoção da Participação Activa'.

Brasil, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal são os países de origem do painel de palestrantes, composto por investigadores, docentes e profissionais de saúde ou de sectores da economia social. Fabrizio Bon Vecchio, advogado, docente do ensino superior e presidente do Instituto Ibero-Americano de Compliance (Brasil), profere a palestra de abertura, e Karine Dias Eslar, advogada, docente do ensino superior e presidente da Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados (Brasil) vai abordar a temática de “Compliance na Saúde”.

Daniele Trevisan (Itália) apresentará o projecto europeu INCLUDME, cofinanciado pelo Erasmus+, abordando o apoio às comunidades para a promoção da inclusão, nomeadamente através das ferramentas digitais e do desenvolvimento de metodologias de aprendizagem inovadoras. A Associação Raquel Lombardi é parceira regional deste projecto. Também a palestrante Ewa Litwinczuk (Polónia) irá apresentar o projecto “Austis Music”, sobre a musicoterapia para autistas.

Entre os oradores também se destaca a participação de investigadores e docentes do ISAL, entidade parceira do evento, a saber: Bruno Freitas, Diogo Goes, Eduardo Alves, Luís Sardinha e Sancha de Campanella.

Raquel Lombardi, Chair do evento e Presidente da ACSSRL, destaca “a missão de responsabilidade social que este evento possui” revelando “projetos promotores da inclusão social no contexto educativo e através da propiciação de um espaço aberto ao debate e à reflexão sobre as melhores práticas de gestão das instituições de saúde e da economia social e solidária.”

A conferência tem a abertura oficial marcada para as 19 horas desta terça-feira, dia 12 de dezembro, conta com a intervenção das entidades organizadoras e dos convidados institucionais. A moderação dos painéis temáticos estará a cargo das investigadoras Cláudia Ramos e Carolina Fernandes. A programação completa do evento será revelada brevemente e poderá ser consultada na página web da entidade organizadora.

Eis os conteúdos proferidos pelos docentes do ISAL:

Entre os oradores também se destaca a participação de investigadores e docentes do ISAL, entidade parceira do evento, a saber: Bruno Freitas, Diogo Goes, Eduardo Alves, Luís Sardinha e Sancha de Campanella. O docente e investigador Bruno Freitas irá proferir a palestra intitulada, "A Importância da Inteligência Cultural no Marketing e no Empreendedorismo Global", aludindo à importância da inteligência emocional na percepção da cultura visual para a inclusão e para o bem-estar. Diogo Goes irá abordar “O contributo das expressões plásticas para a inclusão social e para o envelhecimento ativo", a partir das experiências desenvolvidas no âmbito do projeto Mail Art for Seniors, desenvolvido com a Associação Raquel Lombardi e a Casa São José. Eduardo Alves irá realizar a sua preleção sobre “O bem-estar dos trabalhadores e o tempo livre para ser voluntário: uma breve análise quadro legal do trabalho e o tempo disponível para a família e para as causas sociais. Luís Sardinha irá abordar o tema “Smart Health”, refletindo sobre o contributo das novas ferramentas digitais para o setor da saúde. Sancha de Campanella, advogada e vice-diretora Geral do ISAL, irá falar sobre  “Igualdade de Género e Saúde no Trabalho: contributos da liderança feminina na governança das instituições de saúde e de inclusão social”.

Entre os palestrantes regionais, profissionais das áreas da saúde e inclusão, destaca-se a médica especialista em Medicina Geral e Familiar e investigadora Letícia Abreu, que irá abordar temáticas relacionadas com as áreas da Saúde Sexual e da Literacia em Saúde. Também Sandra Luís, coordenadora de projetos educativos e técnica superior de intervenção social e Sara Freitas, técnica superior de diagnóstico, no âmbito da terapia ocupacional, e Presidente da Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da Madeira, irão abordar “O impacto da doença na comunidade”. Graça Faria, técnica superior de diagnóstico, no âmbito da psicomotricidade, falará sobre a “Informação para todas as pessoas: escrita simples e leitura fácil”. Já a fundadora e presidente da ACSSRL, Raquel Lombardi, docente e dirigente associativa, irá proferir a palestra intitulada “As artes e a inteligência emocional na inclusão”.