DNOTICIAS.PT
Madeira

Cerca de três dezenas saíram à rua pela Palestina

None Ver Galeria

Cerca de três dezenas de madeirenses saíram à rua, no Funchal, no início da noite desta quarta-feira, mostrado solidariedade para com o povo da Palestina, exigindo a paz no Médio Oriente, associando-se às comemorações do Dia Internacional da Solidariedade. Os presentes empunhavam pequenos cartazes, com palavras de ordem como "Palestina Livre", "Paz sim", "Guerra não". 

Foi no Largo dos Varadouros, junto às Portas da Cidade do Funchal, que o Núcleo da Madeira do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em articulação com a União dos Sindicatos da Madeira (USAM), promoveu esta concentração. 

Na ocasião, Carolina Cardoso, membro do Núcleo da Madeira da CPPC, disse ser "urgente pôr fim ao massacre" e "à terrível tragédia na Faixa de Gaza". Além de apontar os muitos mortos já registados e a situação difícil por que passam as populações deste território, a madeirense apelou à ajuda humanitária e ao restabelecimento de água e de electricidade, bem como "permitir a entrada de medicamentos, de alimentos, de combustível". 

É preciso calar as armas e trilhar os caminhos da solução política para a questão palestiniana e para a paz no Médio Oriente, o que passa pelo fim da ocupação, dos colonatos, da opressão israelita, e pela garantia dos direitos nacionais do povo palestiniano, como determina o direito internacional, incluindo em inúmeras resoluções da ONU. Carolina Cardoso, Núcleo da Madeira da CPPC

Esta concentração teve por objectivo reafirmar, "mais do que nunca", a exigência da paz no Médio Oriente e do cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano.