DNOTICIAS.PT
Madeira

“Temos vindo a valorizar a importância do pé”

Paulo Amado, presidente da Sociedade Portuguesa do Pé e do Tornozelo

None
Foto OD

Na sociedade em geral e na Madeira em particular há uma crescente consciência e valorização da importância do pé na saúde geral do indivíduo. A conclusão é do médico especialista na área de Ortopedia, Professor Doutor Paulo Amado, que é também o presidente da Sociedade Portuguesa do Pé e do Tornozelo (SPPT).

“Há cerca de dez anos o pé e tornozelo era um parente menor da ortopedia em geral. Neste momento está na moda, e está na moda por que há uma maior consciência da sua importância daquele que é realmente o nosso contacto obrigatório com o mundo, que é através dos pés. Nós andamos a pé e o nosso contacto obrigatório é através dos pés. Se as coisas não estão bem na nossa base, estamos mal também de toda a saúde, por que não temos a mobilidade, não temos a capacidade de marcha que será o ideal para todos nós. Portanto, o pé e tornozelo tem vindo ao longo dos tempos a ter uma importância muito grande na ortopedia em especial e está na moda também por que já temos muitos ortopedistas jovens que já se dedicam exclusivamente só ao tratamento do pé e tornozelo, o que é interessantíssimo”, destaca o conceituado especialista em Ortopedia do pé e tornozelo. Esta especialidade está hoje e amanhã em evidência no Funchal, com a realização do Congresso Nacional do Pé e Tornozelo, evento que reúne mais de uma centena de profissionais da área da Ortopedia.

Não apenas pela significativa adesão que o Congresso regista – 110 inscritos – mas tendo em conta a sua actividade profissional, que inclui frequentes visitas de trabalho à Madeira, “quase mensalmente”, para “colaborar com o serviço de Ortopedia do Hospital Particular da Madeira”, Paulo Amado não tem dúvidas que “temos vindo a valorizar a importância do pé”. Tanto assim é que há cada vez mais profissionais “que se dedicam activamente e só ao estudo e tratamento do pé e tornozelo”, sublinha.

O conceituado especialista considera a Região “um pólo importante”, não só por estar dotada de “bons profissionais aqui residentes”, mas também pela prevalência de incidentes que afectam o pé e tornozelo. “Muito devido às condições geográficas, provavelmente, na Madeira ocorrem muitos incidentes de pé e tornozelo. Principalmente fracturas de tornozelo, provavelmente pelas levadas e trilhos”, apontou. Mais uma (boa) razão para justificar a realização do Congresso no Funchal.

Este sábado, a anteceder o encerramento do congresso, haverá Assembleia Geral da SPPT para a eleição de novos corpos dirigentes.