DNOTICIAS.PT
Madeira

"Uma garrafa de gás custa aos madeirenses mais 10 euros do que nos Açores"

None

O grupo parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) vai apesentar esta semana na Assembleia Legislativa da Madeira uma proposta para equiparar e regular o preço dos produtos petrolíferos, como o gás, na Região Autónoma da Madeira. 

O anúncio foi feito este domingo, 5 de Novembro, pelo líder do partido, Élvio Sousa, durante uma actividade política realizada nos Canhas. Na ocasião, o deputado afirmou que a redução do custo de vida na Região "está mas mãos de Miguel Albuquerque, do CDS e, agora, do PAN". 

“Enquanto Miguel Albuquerque anda a culpar o governo da República pelo atual sufoco financeiro, ele próprio tem nas suas mãos a oportunidade de baixar os impostos, como o IVA ou o preço dos produtos petrolíferos, como o gás", disse, comparando a realidade da Madeira com a dos Açores, onde, aponta, uma garrafa de gás de 13kg custa menos 10 euros. 

O PSD/CDS está a manter o monopólio do gás nas mãos de uma empresa que anda a explorar os madeirenses há anos. E Miguel Albuquerque anda a proteger os amigos desse monopólio, pois uma garrafa de 13kg custa aos madeirenses mais 10 euros do que nos Açores. Élvio Sousa, JPP

"Inacreditavelmente, em 2022, os madeirenses pagaram mais 4,2 milhões de euros na fatura do gás que os açorianos”, alegou o  líder parlamentar do JPP.

O objectivo da iniciativa legislativa do JPP é de "equiparar e regular, à semelhança daquilo que acontece nos Açores, o gás como produto petrolífero regulado, na listagem dos restantes produtos fixados mensalmente”.

“O Governo Regional está a fazer mais um serviço aos monopólios e a carregar mais uma vez nos madeirenses”, rematou Élvio Sousa.