DNOTICIAS.PT
Madeira

Universidade da Madeira vai monitorizar a implementação dos manuais digitais nas escolas da Região

UMa e Secretaria Regional de Educação vão celebrar um contrato-programa com o objectivo de apoiar este projecto

None
Foto Shutterstock

A Universidade da Madeira (UMa) e Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) vão celebrar, na próxima segunda-feira, dia 27 de Novembro, um contrato-programa, tendo em vista apoiar a realização do projecto de investigação 'Os tablets, actividade física e saúde dos jovens da Região Autónoma da Madeira – Compreender, Intervir, Transformar (TASRAM-CIT)'.

"Ao abrigo deste contrato-programa, será possível monitorizar a implementação do programa de tablets/manuais digitais na Região", explica a instituição de ensino superior em comunicado de imprensa.

Este projecto visa, por um lado, "estudar as diferenças entre crianças e jovens abrangidos e não abrangidos com o programa de tablets/manuais digitais, nos indicadores de saúde músculo-esquelética, e de acuidade visual, especialmente estudando o peso, o design, a posição e o tempo de utilização das mochilas em crianças e adolescentes de escolas da RAM, procurando determinar a percentagem dos que estão em risco de vir a sofrer de complicações músculo-esqueléticas".

Por outro lado pretende-se "avaliar, ao longo de três anos lectivos, a evolução e as diferenças nos indicadores de actividade física, de saúde músculo-esquelética, da atenção e da acuidade visual".

A cerimónia de assinatura do contrato-programa vai decorrer na Sala do Pátio I, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, às 15:30 horas.

O contrato será assinado pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.