DNOTICIAS.PT
Madeira

Ribeira Brava mais 8 bandeiras Eco-Escolas

None

A Ribeira Brava enteregou, hoje, as oito bandeiras Eco-Escolas referentes ao ano lectivo 2022/2023. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, galardoando o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão da Ribeira Brava (CACI), Creche do Campanário, EBS Padre Manuel Álvares e as EB1/PE da Ribeira Brava, Serra de Água, Tabua, Corujeira e Campanário.

Jorge Santos, vice-presidente da autarquia, disse que "este é um momento de celebração e reconhecimento do trabalho árduo e comprometido que cada um de vocês tem demonstrado em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente" e demonstrou a importância deste projecto.

Cada acção realizada contribuiu para a construção de um futuro mais sustentável. Por isso, vocês são os protagonistas desta transformação e têm mostrado um comprometimento exemplar em todas as etapas do programa. Vocês são os verdadeiros agentes da transformação e exemplos a serem seguidos. Agradeço a todos pela presença nesta cerimónia e reforço o nosso compromisso em apoiar e incentivar iniciativas que promovam a sustentabilidade nas nossas escolas Jorge Santos

Na ocasião, mencionou algumas das medidas executadas pela autarquia de modo a contribuir para uma comunidade mais amiga do ambiente, como a adesão ao pacto de autarcas, o desenvolvimento de um plano de ação para a energia sustentável, a parceria estabelecida com a Energias Madeira para a transição da iluminação pública para tecnologias LED e fotovoltaicas, a aquisição de viaturas elétricas, a preferência por equipamentos mais eficientes e a criação de Eco-ilhas, que "evidenciam uma abordagem abrangente em direcção à eficiência energética e à gestão responsável dos recursos".

Além disso, este município estendeu recentemente a sua missão sustentável com a candidatura a fundos do IDR (Instituto de Desenvolvimento Regional), para a substituição de luzes e ares condicionados no espaço camarário e parques de estacionamento, para novos mais eficientes, afim de reduzir o consumo em cerca de 30%, e aumentar a produção de energia limpa através de painéis fotovoltaicos.

Nesta cerimónia esteve ainda presente o Director Regional de Serviços de Qualidade do Ambiente, Henrique Rodrigues.