DNOTICIAS.PT
Alterações Climáticas Madeira

Região consome 3 milhões de toneladas de materiais para "satisfação das suas necessidades"

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

Na sessão de abertura do seminário ‘Madeira Circular, Modelos e Estratégias Circulares nas Empresas’, o director regional de Ambiente e Alterações Climáticas, Manuel Ara, começou por fazer uma breve análise sobre toda a Natureza, abordando questões como a Fome e como a mesma está relacionada com o consumismo.

"Hoje é muito mais provável morrer por excesso de peso do que porque fome", disse, reforçando que actualmente o número de mortes por obesidade, a nível mundial, ascende aos três milhões.

Em seguida, para o auditório repleto de jovens e adultos, o director regional explicou que a economia circular trata-se, no fundo, "da maneira como vemos o Planeta. "De forma redutora, é pensar como consumir melhor e produzir de forma mais responsável e racional", disse. 

No entanto, o Manuel Ara realçou que a sociedade ainda necessita de realizar muito trabalho neste aspecto, sobretudo no que diz respeito ao consumo, frisando que "nós consumidores não fazemos ideia do que estamos a comprar". Nesse sentido, deu como exemplo os bens que compramos e que são originários da China e de outros países onde não temos noção "de como estes materiais são feitos".

Em relação ao panorama regional, o director regional de Ambiente e Alterações Climáticas, revelou que a Região consume "3 milhões de materiais de produtos para satisfação das suas necessidades", e que são particularmente os alimentos, materiais de construção e combustíveis.

"Há certamente aqui oportunidades para fazermos melhor [sobre a sustentabilidade]", disse, dando em seguida o exemplo do Museu da Casa da Luz que nos últimos anos tem conseguido reduzir o peso da utilização de combustíveis. "E nem por isso sentimos problemas de iluminação nas nossas casas, espaços públicos e estradas", sublinhou.

Por fim, destacou ainda que a Madeira tem características que potenciam a transição tecnológica e a Economia Circular. "A Agenda Madeira 20-30 está aprovada e está a ser implementada com sucesso. Há verbas comunitárias e regulação favorável, e vamos continuar a trabalhar activamente nestes temas. Contem connosco", deixou a garantia.

A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, através da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas realiza, esta tarde, o Seminário 'Madeira Circular, Modelos e Estratégias Circulares nas Empresas', no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal, no qual o principal objectivo passa promover a adopção de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, sensibilizando e capacitando diferentes públicos alvo.