DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Green Market’ é o mais recente projecto de um atelier de arquitectura sustentável

A primeira edição acontece nos dias 18 e 19 de Novembro, entre as 10 e as 18, no concelho de Câmara de Lobos

None

Carlota e Joana Gouveia, gestora e arquitecta, respetivamente, são irmãs e têm um atelier de arquitectura sustentável, a Falésia Atelier. Tendo em conta a sua paixão pela sustentabilidade e pelo ‘verde’, a dupla decidiu organizar o 'Green Market', um mercado com marcas que apostam no ecológico.

Ao DIÁRIO, Carlota Gouveia contou que, já no Atelier, privilegiam “as práticas sustentáveis e a escolha de materiais portugueses e eco-friendly”. Dessa forma, a criação e organização de um eco-mercado, que sensibilizasse as pessoas para a economia circular e para a construção de práticas mais conscientes e ecológicas, sempre esteve nos planos das duas.

“Desde que abrimos a empresa, que nós temos esta preocupação de sensibilizar a comunidade e achámos que, com um mercado ecológico que tivesse a participação de diversas marcas e microempresas que partilham as mais variadas práticas sustentáveis no seu dia a dia, como a redução de resíduos, a reutilização de produtos, a promoção do ‘refill’ das suas embalagens e reciclagem de materiais, as pessoas iam estar mais sensibilizadas para esta causa”, diz.

A gestora de 35 anos confessou que a principal dificuldade foi na escolha das marcas para o ‘Green Market’ porque, apesar de ambas já conhecerem bem as práticas de algumas marcas, durante a pesquisa e estudo do mercado, apareceram muitas outras que não “espelham” o seu foco e conceito de sustentabilidade.

“Há marcas que não espelham nem são transparentes nas suas comunicações para o consumidor sobre as suas práticas e os seus cuidados, desde o estudo e da produção até ao produto final”, realçou. No entanto, reitera que tem sido “muito satisfatório” conhecer novas micro-empresas.

Com o mote ‘Think Greener’ – Pensa Mais Verde -, a iniciativa acontece no próximo fim-de-semana (18 e 19 de Novembro), mas não é por acaso. Carlota Gouveia explicou que escolheram estes dois dias porque é quando se inicia a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e queriam pertencer à celebração desta data com este projecto.

Em relação às marcas que vão participar no evento, a gestora falou sobre algumas delas como: empresas que fabricam velas 100% vegetais, biocosmética, vestuário em segunda mão, decoração e brinquedos sustentáveis e artesanais, empresas de café biológico com cápsulas reutilizadas e, ainda, um cabeleireiro vegan. Também vai ser possível experimentar licores tradicionais e artesanais e alimentos biológicos.

Para além do mercado sustentável, as organizadoras quiseram, ainda, criar um ponto de recolha de doações já na primeira edição. Para quem quiser participar na iniciativa podem ser doadas roupas, cobertores, mantas, roupas de cama, entre outros, que serão entregues ao espaço solidário pavilhão do CAB – Clube Amigos do Basquete – que vão distribuir, o que recolheram, a famílias carenciadas.

No sábado (18) o evento será realizado no Largo da Nossa Senhora da Conceição (junto à baía de Câmara de Lobos). Já no domingo (19) as actividades vão acontecer no Mercado do Estreito de Câmara de Lobos. A iniciativa ‘Green Market’ é apoiada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Este texto foi elaborado pela estagiária Bruna Jardim, sob a supervisão do editor-executivo João Filipe Pestana