DNOTICIAS.PT
Madeira

“Hoje já pensaram na vossa morte?”

None

“Hoje já pensaram na vossa morte?” Foi assim que Ricardo Oliveira Mendes, psicólogo clínico e da saúde, formador e palestrante em envelhecimento, comunicação, luto e morte começou a sua prelecção no TEDx Funchal. Com formação e pós-graduações no luto, cuidados paliativos, crise e morte, focou-se no estudo da morte no desenvolvimento humano, abordando o desafio e autoconhecimento diante da finitude.

Pediu à plateia que escutasse a pulsação e pediu que imaginassem que os batimentos fossem cada vez mais fracos: “Todos temos duas vidas e a segunda começa quando percebemos que só temos uma”, lembrou a frase de Confúcio. 

Partilhou a sua experiência profissional no seu ‘Agora É que É!’ com uma paciente chamada Maria permitindo que meses escrevesse os seus pensamentos ou com a Joana que viu a sua mãe falecer ou da Manuela que viu o seu marido morrer, mas que encontrou um site de encontros amorosos que ajudou-a a ultrapassar o “luto complicado". A espiritualidade e as conferências familiares ajudam a esquecer.

O psicólogo terminou "a melodia da morte", dizendo que "o luto não se supera, a perda continua sempre lá", mas existem estratégias para superar o trágico momento.

A primeira sessão está concluída, segue-se agora uma pausa nesta que é a sexta edição do TEDx Funchal.