DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Francisco Lobo Faria é o convidado da sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal

None

A Biblioteca Municipal do Funchal dinamiza, na próxima quarta-feira, 25 de Outubro, pelas 18 horas, mais uma sessão do seu Clube de Leitura, um espaço que pretende ser um ponto de encontro e de partilha entre autores e leitores.

O convidado da nova sessão desta iniciativa é o realizador madeirense Francisco Lobo Faria, que irá abordar, essencialmente, a sua vertente poética, dado que estará em debate o seu livro de poesia 'Ser', editado em 2016 pela editora Esfera do Caos.

Segundo o autor, “ser é a inquietação de existir transportada para o papel; ser é quase um relatório de percurso em direcção ao autoconhecimento; ser é a cristalização de momentos.”

Actor, autor e realizador, Francisco Lobo Faria, natural da Ponta do Sol, é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e tem já um longo percurso no mundo das artes, destacando-se as peças de teatro da sua autoria e encenação, 'Na Penumbra do Vazio' (2009) e '(Im)Próprios' (2011), assim como a sua aclamada participação como actor em cinema e televisão, em diversos trabalhos, tais como 'Eternity and a day' (2016), 'Feiticeiro da Calheta' (2017) e 'Abandonados' (2022). Assinou igualmente trabalhos como realizador, como a curta-metragem experimental 'Vem comigo' (2012) e ainda a recém-estreada longa-metragem 'Posso olhar por ti' (2022). Conta no seu currículo com inúmeros prémios e distinções, desde 'melhor actor' em contextos teatrais até às recentes distinções como 'melhor elenco jovem' da sua longa-metragem, no TITAN International Film Festival, em Sidney, e 'melhor longa-metragem internacional' no GLIFF, Golden Lion International Film Festival, em Calcutá.

Para além do supramencionado livro de poesia 'Ser', Lobo Faria é ainda autor de outra obra, nomeadamente o livro infanto-juvenil 'A Mariana e o Gato Mágico', igualmente publicado pelas Edições Esgotadas, em 2019.

"Devido aos seus extensos predicados, esta sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal, de entrada livre, promete cativar diversos públicos", refere uma nota dirigida à imprensa.