DNOTICIAS.PT
Madeira

'GameJam+ Madeira' arranca esta tarde no auditório da Reitoria da UMa

None

Acontece esta tarde, pelas 17h15, o arranque do 'GameJam+ Madeira', um evento que irá decorrer à escala mundial, envolvendo participantes de diferentes partes do globo.

Esta iniciativa é uma maratona intensiva de 48 horas de desenvolvimento de jogos, desenvolvida no âmbito da iniciativa global GameJam+, e decorre em simultâneo com todas as GameJam's organizadas em todo o mundo.

Entre sexta e sábado, as equipas vão focar-se no desenvolvimento de um conceito e protótipo de jogo. Durante este período, terão o apoio de mentores especialistas em diversas áreas (design de jogos, marketing e monetização, desenvolvimento, engenharia de som, etc). No domingo, as equipas terão de submeter o seu jogo na plataforma mundial que, posteriormente será avaliado pelo júri global. As ideias/jogos seleccionados pelo júri, a nível mundial, passarão à fase de incubação.

De acordo com a organização, os objectivos do 'GameJam+ Madeira' passam por alavancar o ecossistema de videojogos e criativo da Região; exponenciar o network mundial nesta indústria; envolver a comunidade estudante e local numa maratona intensiva de videojogos; proporcionar um espaço de networking e de partilha entre participantes, entidades locais e mentores nacionais e internacionais; projectar o futuro estratégico inovador; apoiar as equipas no desenvolvimento de novas ideias e fomentar a colaboração e intervenção conjunta entre o ecossistema, as empresas do sector e convidados.

O 'GameJam+ Madeira' é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sendo um programa desenvolvido pela Startup Madeira, no âmbito das actividades do consórcio eGames Lab, com o apoio do Digital Valley Portugal.

Desta forma, o secretário regional de Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto, vai marcar presença, esta tarde, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, na abertura oficial da iniciativa.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h00 às 12h45 - Jornadas 2023 'Ir Mais Além' (no âmbito do Dia Nacional da Paralisia Cerebral), na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 9h15 às 17h45 - Cerimónia de abertura do seminário 'Pensar a Escola: Proteger, Transformar, Valorizar',  com a presença de Jorge Carvalho, Pedro Coelho, Paula Carqueja e Luis Alves, no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos;

- 9h30 às 20h30 - Evento Aston Martin
                              9h30 – Saída do Hotel Savoy Palace
                              9h45 – Café Stop 'Dubai Madeira'
                              Início da Volta à Ilha: Funchal → Poiso → Santo da Serra → Funchal
                              Almoço: Campo de Golfe do Santo da Serra
                              16h00 – Exposição viaturas Praça do Município 
                              18h00 – Recepção Câmara Municipal do Funchal
                              20h30 – Arraial Madeirense 'Dubai Madeira'

- 10h00 às 17h45 - Sessão de Abertura do III Forúm Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, no Centro Cultural e Investigação do Funchal;

- 10h00 às 20h00 - 9.ª Edição Ecotrail - Secretariado;

- 11h00 - Miguel Albuquerque visita as obras na ER 204 (mais conhecida como Estrada do Aeroporto;

- 11h00 - PSD Madeira promove iniciativa política, na sala de imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira;

- 11h30 - Ana Sousa visita a Direcção Regional da Juventude, tutelada por André Alves, e que, pela orgânica do XIV Governo Regional, passa a integrar a Secretaria Regional de Inclusão e Juventude;

- 11h30 - Miguel Albuquerque vai estar presente na cerimónia de abertura do novo estabelecimento de restauração ‘Frango da Guiia do Estreito’

- 16h00 às 17h30 - Rogério Gouveia representa a RAM no encontro que se realiza em Las Palmas, Gran Canaria, no âmbito da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia. O evento denominado 'A Inserção Regional das Regiões Ultraperiféricas'

- 17h00 - Cerimónia de apresentação pública Livro 'Receitas Madeirenses - A Biqueira', com a presença de Eduardo Jesus, no Museu Etnográfico da Madeira;

- 17h15 às 23h00 - 7.ª etapa do Atlântico Padel Tour/DIÁRIO, nos Jardins Panorâmicos;

- 21h00 - Início da 9.ª Edição Festival do Avesso, com a peça de teatro 'Não há espaço para todos', no Auditório Teatro do Avesso, na Ponta do Sol;

- 21h30 - Festival Internacional de Órgão, com concerto com o tema 'Danceries: A dança na música europeia em torno de 1600', na Igreja de São Martinho;     

- 22h00 - Festa de encerramento do evento Internacional - Canyoning Madeira Meeting com o concerto dos Akoustic Junkies, no Clube Naval do Seixal;

CURIOSIDADES:

Dia Mundial da Luta Contra a Osteoporose, Dia Europeu da Microfinança, Dia Europeu da Estatística, Dia Nacional da Paralisia Cerebral, Dia Nacional da Luta Contra a Dor e Dia Nacional das Linhas de Torres;

- Este é o ducentésimo nonagésimo terceiro dia do ano. Faltam 72 dias para o termo de 2023;

EFEMÉRIDES:

1609 - A povoação de Peniche é elevada por Filipe II, à categoria de Vila e sede de concelho.

1870 - Covilhã foi elevada a cidade pelo Rei D. Luís I.

1910 - Giulio Tonti Núncio Apostólico em Lisboa, abandona incógnito o país.

1913 - Levantamento monárquico, em Portugal, liderado por João de Azevedo Coutinho.

1947 - O Comité das Atividades Antiamericanas, presidido pelo senador Josef MaCarthy, inicia as audições sobre o alegado "perigo comunista" de Hollywood. Começa a chamada "caça às bruxas".

1964 - Morre, com 90 anos, Herbert Clark Hoover, 31º Presidente dos EUA, promotor do auxílio norte-americano à Europa durante a Grande Guerra de 1914-1918.

1972 - É aprovada a resolução do Conselho de Segurança da ONU que condena Portugal pelo ataque a uma aldeia do Senegal.

1980 - A Frente Republicana e Socialista, aliança do PS, UEDS e ASDI, anunciam o apoio à recandidatura de Ramalho Eanes à Presidência da República.

1985 - A atleta Rosa Mota alcança o seu melhor tempo na maratona (2:23.29 horas), em Chicago, nos Estados Unidos.

1989 - O Parlamento húngaro aprova a Lei Eleitoral que consagra o sistema pluripartidário, pondo fim a mais de 40 anos de domínio do Partido Comunista.

2001 - Tropas especiais norte-americanas atacam a cidade de Kandahar, sul do Afeganistão.

2005 - Aníbal Cavaco Silva apresenta a candidatura à Presidência da República.

2011 - Líbia/Primavera Árabe: Após dois meses de cerco à cidade, os rebeldes tomam Sirte. Muammar Kadhafi é capturado e morto na sua terra natal. Com 69 anos

         - A ETA, organização terrorista que defende o separatismo basco, anuncia que "decidiu o fim definitivo da sua ação armada".

2014 - A Organização Mundial de Saúde declara oficialmente a Nigéria livre de Ébola, após 42 dias -- ou dois períodos de incubação -- sem qualquer novo caso confirmado do vírus mortal.

2016 - A japonesa Junko Tabei, a primeira mulher a escalar o Monte Evereste em 1975, morre aos 77 anos.

2018 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, anuncia que os Estados Unidos sair do Tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria (depois do anúncio, os EUA saíram mesmo do Tratado).

2020 - A proposta de lei sobre audiovisual, que transpõe uma diretiva europeia, é aprovada na especialidade, incluindo a criação de uma nova taxa para as plataformas de 'streaming'.

2021 - O Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021 ao ativista anticorrupção russo Alexei Navalny, opositor político do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que cumpre uma pena de prisão desde fevereiro.

2022 - A primeira-ministra britânica, Liz Truss, anuncia que apresentou a sua demissão ao Rei Carlos III, pondo fim a um governo que durou apenas 45 dias.

            - Os governos de Portugal, França e Espanha alcançam um acordo para acelerar as interconexões de energia, abandonando o projeto existente, destinado apenas ao gás, por um outro que prevê um gasoduto marítimo para transportar também hidrogénio 'verde'.

           - Os embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE) aprovam sanções a três indivíduos e uma entidade por venda de drones à Rússia após início da guerra da Ucrânia, na sequência da recolha de provas.

PENSAMENTO DO DIA:

A nossa pálida razão esconde-nos o infinito Arthur Rimbaud (1854-91), escritor francês