DNOTICIAS.PT
Madeira

CDU pede 'viragem na política florestal' para evitar repetição de grandes incêndios

None
Foto CDU

Para a CDU, estes grandes incêndios que assolaram, uma vez mais a Região, ficam fica principalmente a dever-se "à desestruturação do mundo rural, ao desordenamento do território, ao desordenamento florestal (com predomínio das de espécies muito inflamáveis, como o eucalipto e outras plantas infestantes, em áreas que já foram áreas ardidas em anteriores incêndios florestais, e o pinheiro-bravo) e a uma profunda falta de educação florestal/cívica nestas ilhas".

Estes desastrosos incêndios florestais têm como causa mais remota, mais do que um ou outro caso de mão criminosa, a falta de investimento público direccionado para a prevenção, a insuficiência da intervenção dos poderes públicos no ordenamento do território, no planeamento florestal, e o desleixo das entidades governativas quanto à intervenção e recuperação de áreas ardidas. Edgar Silva, CDU

Em comunicado assinado por Edgar Silva, a CDU afirma que "é cada vez mais necessária uma viragem na política florestal na Região Autónoma da Madeira".

A CDU reafirma a necessidade de "serem consideradas medidas urgentes, no novo quadro parlamentar, através de propostas que garantam a eficaz intervenção sobre as causas dos problemas".