DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Pedro Fino deixa palavras de "conforto e de solidariedade" à população afectada pelos incêndios

None

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, esteve hoje, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na abertura da Feira do Mar e do Pescador, que decorre, até domingo, no Caniçal. Na ocasião dedicou palavras de "conforto e de solidariedade a todas as pessoas que estão a ser afectadas pelos incêndios".

"Deixo também aqui o devido reconhecimento e o sentimento de gratidão por todos aqueles que estão a combater e a trabalhar para minimizar o impacto dos incêndios, os bombeiros, entidades públicas regionais e locais, pessoas e empresas que, de uma forma voluntária, têm também colaborado ativamente neste combate", salientou, vincando estar certo de que "conseguiremos, todos juntos, uma vez mais, ultrapassar este momento difícil e rapidamente restabelecer a normalidade".

No que diz respeito ao evento, Pedro Fino congratulou a Casa do Povo do Caniçal pela organização desta Feira do Mar e do Pescador: "Uma iniciativa que visa, e bem, valorizar esta localidade conhecida pela sua forte actividade piscatória e que pretende, muito justamente, enaltecer as pessoas que se dedicam diariamente a esta actividade".

Ao fazer um retrato do sector, avançou que, na Madeira, dedicam-se a esta actividade 724 pescadores, que dispõem de 96 embarcações.

Nos últimos anos, a pesca tem vindo a apresentar um crescimento sustentado no volume de negócios, que se repercute num aumento do rendimento de todas as pessoas que intervêm e se dedicam a esta atividade Pedro Fino

Frisou ainda que "o Governo Regional tem acompanhado bem de perto o dinamismo deste sector e pretende que possa continuar a prosperar e a desenvolver-se”. Sendo assim, avançou que o Executivo vai “continuar a apoiar as empresas nos sobrecustos decorrentes da insularidade” e que, “desde 2019, o Governo Regional disponibilizou 1,8 milhões de euros anuais no apoio à produção e comercialização do pescado, de modo a compensar esses sobrecustos”.

“Considerando também os aumentos dos preços dos combustíveis, o Governo Regional tem vindo a apoiar os pescadores em cerca de 250 mil euros/ano”, acrescentou.

Do ponto de vista infraestrutural, entre 2019 e 2023, lembrou que na Unidade Externa do Gelo da Lota do Caniçal foram  realizadas obras de reparação e manutenção no Entreposto Frigorífico do Caniçal e procedida à construção da nova Lota do Funchal.

“Pretendemos, num futuro próximo, continuar a investir no sector, estando já previstos investimentos no Entreposto Frigorífico do Funchal e a Remodelação da Lota do Caniçal”, vincou, aproveitando a ocasião para sublinhar que não irão “desistir da procura de soluções que valorizem a atividade piscatória madeirense, continuando a reivindicar junto das autoridades europeias o aumento da quota do pescado, nomeadamente a que se refere aos tunídeos”.

Pedro Fino recordou também o facto de a Região ter ido a votos há pouco tempo, sendo que “os resultados apurados evidenciaram uma vitória expressiva da coligação que suportou o Governo nos últimos quatro anos”.

Os resultados desse acto eleitoral traduzem muito bem o reconhecimento da população da Madeira pela Governação competente e com o foco no desenvolvimento integral da Região, sem discriminar os concelhos ou freguesias em função da cor política e sempre em estreita cooperação com o poder local, colocando sempre em primeiro lugar os interesses da população” Pedro Fino

Deu como “exemplo a conduta adoptada nos últimos quatro anos o contrato programa celebrado com a Câmara de Machico para a reabilitação do Cemitério do Porto da Cruz, face à imperiosa necessidade da população”. O governante avançou ainda que, na freguesia do Caniçal, pretendem desenvolver esforços no sentido de retomar a obra da Estrada da Palmeira, “uma velha aspiração da população do Caniçal”.

Numa altura em que a Habitação está na ordem do dia, o Secretário Regional salientou também que “esta continuará a ser uma prioridade do Governo Regional na próxima legislatura”.

Sabemos que vivemos num momento de acentuada pressão inflacionista, mas continuaremos a construir, a incentivar a construção de habitações e a apoiar as famílias nas despesas de habitação Pedro Fino

Avaçou que a freguesia do Caniçal estará também envolvida e que já existem alguns projectos que, em breve. srão formalmente apresentados. “Nesta área, é importante o envolvimento de todas as entidades, num esforço conjunto, que ajude a ultrapassar a pressão que se sente neste sector, ou seja, o Governo Regional, a Câmara Municipal, o sector privado e cooperativo e a sociedade em geral estarão certamente irmanados no propósito de trabalharem solidária e subsidiariamente também neste domínio, no entendimento partilhado por todos de que a Habitação é um direito fundamental”, defendeu.